Orlando Morando e Alex Manente anunciam 5 bases móveis para a GCM

Mais visitadas

Prefeito de São Bernardo diz que aquisição é possível devido a uma indicação de emenda parlamentar de R$ 2 milhões de autoria do deputado federal

Orlando Morando e Alex Manente anunciam 5 bases móveis para a GCM. Foto: Divulgação

A GCM (Guarda Civil Municipal de São Bernardo) terá cinco novas bases comunitárias móveis que serão compradas pela Prefeitura por meio de emenda parlamentar de R$ 2 milhões de autoria do deputado federal Alex Manente (Cidadania). O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (16/07) pelo prefeito Orlando Morando, na companhia do secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos, e também do parlamentar, responsável pela indicação de verba ao Governo do Estado de São Paulo comandado por João Doria.

As bases móveis contarão com sistemas de monitoramento e telecomunicação (vídeo-câmeras), permitindo maior cobertura e rastreamento de grandes áreas.

“A aquisição das bases móveis é mais uma etapa do nosso plano de renovação da frota da GCM. Quando assumimos, São Bernardo tinha cerca de 20 veículos velhos. Após amplo planejamento, adotamos o modelo de locação e agora possuímos cerca de 50 viaturas de modelos novos. Daremos mais um importante passo neste processo de renovação com a aquisição das bases móveis que possuem tecnologia de ponta, garantindo mais conforto e segurança para nossos guardas municipais”, destacou o chefe do Executivo. Morando agradeceu ainda o apoio do Governo do Estado, sob comando do governador João Doria, e do deputado federal, Alex Manente, pela indicação da emenda parlamentar.

Segundo Manente, a emenda para aquisição das bases soma-se a outros recentes investimentos destinados para cidade nas áreas da Saúde e Infraestrutura e, de modo geral, servirá para reforçar as melhorias na Segurança da cidade. “A GCM de São Bernardo está revitalizada e essa atuação do governo nos dá segurança de trazer este recurso para termos as novas bases móveis, que são fundamentais para dar agilidade aos guardas em suas operações”, pontuou Manente.

Atualmente, a Guarda Civil Municipal conta com quatro bases móveis modelo Mercedes-Benz Sprinter. Os veículos foram entregues pelo prefeito Orlando Morando em 2017, após remanejamento das viaturas, que antes estavam em outros departamentos.

De acordo com secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos, as bases móveis possuem uma característica especifica de atuação. “Esses veículos nos permitem ter uma proximidade maior com a comunidade e um contato mais constante e direto com a população”.

QUEDA DA CRIMINALIDADE – O trabalho integrado desenvolvido pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com as demais forças policiais, tem nos últimos meses apresentando resultados positivos na queda da criminalidade na cidade. Segundos dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o município tem apresentado mensalmente redução nos principais indicadores criminais, tais como homicídios e roubos em geral.

INVESTIMENTOS – A queda dos indicadores é resultado dos investimentos realizados na guarda, que passou a contar com novos equipamentos, como armas, coletes e viaturas 0 km, por meio de contrato de locação. Além disso, a atual Administração vem promovendo uma nova política de valorização da GCM, com equiparação salarial com a Polícia Militar e mudança do regime de contratação dos guardas da CLT para o estatutário – o que atende uma demanda antiga da categoria.

COI – Outro importante reforço no policiamento do município é o Centro de Operações Integradas (COI) de Segurança, inaugurado em novembro de 2019. O equipamento reúne em um único espaço cerca de 400 profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal (GCM) para maior eficiência no combate ao crime no Grande ABC. Considerado uma referência para o Estado, o local tem sido responsável por melhora significativa na redução de crimes na cidade.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações