Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Orlando Morando diz que COI reduziu indicadores criminais em São Bernardo

Mais de 400 agentes das forças policiais atuam no município há um ano

Última atualização: 15/10/2020 15:29
Por Gislayne Jacinto
Publicado 15/10/2020
Compartilhar

Mais de 400 agentes das forças policiais atuam no município há um ano

 

Mais de 400 agentes das forças policiais atuam no COI no município há um ano. Foto: Divulgação

Inaugurado na gestão do prefeito Orlando Morando (PSDB), o Centro de Operações Integradas de São Bernardo (COI) completa nesta quinta-feira (15/10) um ano de serviço com redução de indicadores criminais e aumento no número de ações de segurança realizadas na cidade. Responsável por reunir em um único espaço todas as forças policiais da cidade, o equipamento tornou-se nos últimos meses referência no Estado de São Paulo, graças ao trabalho desenvolvido pelos mais de 400 agentes que atuam no centro.

Para Morando, tal sinergia proporcionada pelo COI, tem garantido maior efetividade nas operações de segurança no município, com reforço das ações integradas entre profissionais das polícias Civil e Militar, além da Guarda Civil Municipal (GCM).

“Investir na segurança foi uma das nossas prioridades. Com a inauguração do 1º Centro de Operações Integradas de São Bernardo e também do Estado conseguimos ampliar a integração entre as forças policiais da cidade. Isso permitiu ter um efetivo maior nas ruas, assim como nos possibilitou a ter um trabalho conjunto das forças policiais do nosso município, garantindo queda na criminalidade e mais segurança para nossa população”, destacou Morando.

Instalado no Centro de São Bernardo, em prédio de 1.900 m², o COI abriga as operações do BAEP (Batalhão Especial da Polícia Militar), do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), da Dicma (Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente), da Delegacia do Idoso, da Polícia Civil, além da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Defesa Civil. O espaço conta ainda com sala de situação responsável pelo monitoramento da cidade, através de 673 câmeras.

Desde sua inauguração, forças policiais que atuam no COI foram responsáveis pela realização de cinco operações de segurança, batizada de São Bernardo Mais Segura. Tais ações permitiram ampliação do patrulhamento ostensivo na cidade, resultando em queda da criminalidade.

 

Orlando Morando diz que COI reduziu indicadores criminais em São Bernardo. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

REDUÇÃO – Segundo último levantamento da Secretaria de Segurança de São Paulo (SSP), São Bernardo encerrou o período de janeiro a agosto de 2020 com redução nos principais indicadores criminais, na comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com dados divulgados pelo Governo do Estado, no acumulado do ano, São Bernardo reduziu em 40% o número de ocorrências de roubo de veículo, que caiu de 1.221 para 727, de janeiro a agosto, na comparação com 2019. No mesmo período, os casos de furto de veículo também recuou 35%, caiu de 1.523 para 978.

O município apresentou ainda queda dos casos de latrocínio (-75%), roubo em geral (-24%), furto em geral (-20%), homicídio (17,8%) e estupro (-7%).

Tags:COIíndices de criminalidadeOrlando Morandoprefeitosão bernardosegurança

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Donisete Braga entra na Justiça Eleitoral contra Atila Jacomussi
Próximo artigo Doria acompanha testagem de Covid-19 em alunos e profissionais da Educação

Últimas notícias

Ribeirão Pires recebe R$ 6,9 milhões em emendas para fortalecer e modernizar a saúde municipa
Ribeirão Pires recebe R$ 6,9 milhões em emendas para fortalecer e modernizar a saúde
12/06/2025
Projeto do deputado Rômulo Fernandes sobre bets é aprovado na ALESP
Projeto do deputado Rômulo Fernandes sobre bets é aprovado na ALESP
12/06/2025
GCM de São Bernardo participa de curso nacional de Polícia Comunitária, em Curitiba
GCM de São Bernardo participa de curso nacional de Polícia Comunitária, em Curitiba
12/06/2025
Kaíque, sequestrado em hotel de Mauá é encontrado sem vida na Billings
Kaíque, sequestrado em hotel de Mauá, é encontrado sem vida na Billings
12/06/2025
Diego Oliveira, de 24 anos, trabalhava como barbeiro na cidade, amigos usaram as redes sociais para lamentar falecimento do jovem
Jovem de São Bernardo tenta fugir de assalto, cai da moto e morre
12/06/2025

Recomendadas

São Bernardo tem operação com 100 agentes nos bairros
São BernardoCidades

São Bernardo tem operação policial com 100 agentes nos bairros

12/06/2025
Após cobrança da deputada Carla Morando, Grande ABC recebe 111 novos policiais militares
Política

Deputada Carla Morando fala sobre os 111 novos policiais militares no ABCD

12/06/2025
Tite Campanella assina ordem de serviço para revitalização do módulo 2 do Terminal
São CaetanoCidadesDestaque 1

Tite Campanella assina ordem de serviço para revitalização do módulo 2 do Terminal

12/06/2025
Jesomar Alves Lobo, presidente do Sindserv Mauá, morre aos 72 anos
MauáDestaque 2Política

Jesomar Alves Lobo, presidente do Sindserv Mauá, morre aos 72 anos

12/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?