VOLTAR
  • Política

Orlando Morando destaca importância da regionalização da Saúde para S.Bernardo

Chefe do Executivo municipal acompanhou lançamento do programa estadual nesta quinta-feira (13/4), ao lado deTarcísio de Freitas; medida vai otimizar o acesso aos serviços de Saúde 

  • Orlando Morando destaca importância da regionalização da Saúde para São Bernardo.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 13/04/2023
  • Compartilhar:

Chefe do Executivo municipal acompanhou lançamento do programa estadual nesta quinta-feira (13/4), ao lado deTarcísio de Freitas; medida vai otimizar o acesso aos serviços de Saúde 

Orlando Morando e Tarcísio de Freitas

Orlando Morando destaca importância da regionalização da Saúde para São Bernardo. Foto: Divulgação

Com o objetivo de melhorar o acesso aos serviços de Saúde, especialmente de alta complexidade, bem como diminuir a atual demanda reprimida, o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, anunciou, nesta quinta-feira (13/4), o programa de regionalização da Saúde. A cerimônia, realizada no Palácio dos Bandeirantes, contou com a presença do prefeito Orlando Morando e do secretário de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Secretários de Saúde (COSEMS), Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

De acordo com Morando, a medida será favorável para São Bernardo, uma vez que, na prática, a cidade já atende a pacientes de outras cidades, sem destinação de recursos devidos para isso. “A reorganização dos serviços e a definição da vocação dos equipamentos de Saúde da nossa região, teremos um ganho em qualidade e, principalmente, em eficiência no atendimento aos pacientes, o que irá impactar positivamente na redução das filas atuais”, pontuou o prefeito.

O foco do Programa de Regionalização da Saúde é na diminuição das desigualdades para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas e a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento. A proposta é somar recursos e esforços em prol da saúde da população do Estado.

Para o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, abrir este diálogo com os demais municípios, especialmente, da região do ABC, será transformador e benéfico para todos. “Atualmente, o empenho obrigatório de 15% do orçamento municipal para a Saúde tem sido aquém da demanda, e o governo do Estado, juntamente, com as demais entidades, entendeu que não basta apenas aumentar a aplicação do recurso. É preciso reorganizar a redes para termos mais eficiência. Estamos vivendo um momento histórico para a Saúde como um todo e estou grato de poder participar efetivamente disso”, reforçou o secretário.

Tarcísio de Freitas

Chefe do Executivo municipal acompanhou lançamento do programa estadual feito pelo governador Tarcísio de Freitas. Foto: Divulgação

CARTA DE COOPERAÇÃO

O programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-SP) e o apoio da OPAS, com a qual foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo. A parceria propõe buscar formas de entrosamento entre si, visando criar, estabelecer e dinamizar redes ou canais permanentes entre seus quadros funcionais de forma a assegurar a cooperação.