VOLTAR
  • Política

Orlando Morando desiste de renunciar para ser candidato a vice de Rodrigo Garcia

Governador esteve em São Bernardo nesta sexta e afirmou que diálogo vinha ocorrendo há dois meses, mas prefeito optou por cumprir mandato; nome de Carla Morando surge nos bastidores

  • Orlando e Carla Morando se encontraram recentemente com Rodrigo Garcia para tratar de estadualização do Hospital de Clínicas de São Bernardo.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 01/04/2022
  • Compartilhar:

Governador esteve em São Bernardo nesta sexta e afirmou que diálogo vinha ocorrendo há dois meses, mas prefeito optou por cumprir mandato; nome de Carla Morando surge nos bastidores

orlando morando, rodrigo garcia e carla morando

Orlando Morando desiste de renunciar para ser candidato a vice de Rodrigo Garcia. Foto: Divulgação

O novo governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), afirmou que há cerca de dois meses vinha conversando com Orlando Morando(PSDB)  sobre a possibilidade de ele ser seu candidato a vice, mas o prefeito de São Bernardo optou por concluir o mandato até 31 de dezembro de 2024.

Esta sexta-feira (01/02) é o último dia para políticos renunciarem aos seus respectivos cargos públicos caso queiram concorreu nas eleições deste ano.

“O  Orlando terá um papel fundamental no processo de campanha como sempre teve no processo de governo. Nós conversamos muito ao longo desses últimos dois meses sobre a possibilidade do Orlando vir compor a chapa como candidato a vice-governador. Isso demandaria do Orlando sair da prefeitura de São Bernardo. A gente sabe que isso não é uma decisão simples. Nós dialogamos e dependeu muito mais da decisão dele até do que da minha. O Orlando ponderou, avaliou. Ele administra a maior cidade do nosso partido que é PSDB. Ele ganhou a eleição com 70% dos votos no berço de adversário histórico que é o Partido dos Trabalhadores. Eu sei que não é uma decisão simples deixar a prefeitura para buscar um novo mandato. Então, conversamos muito nesses dois ou três meses sobre isso e naturalmente eu entendo que Orlando dentro das suas análises, dentro da sua pesquisa realizada para a população. Não é fácil para ele deixar a prefeitura para me ajudar nessa tarefa”, afirmou o governador que esteve na cidade para visitar o Hospital de Clínicas.

Segundo Rodrigo Garcia, Orlando Morando ficará na Prefeitura, mas ressaltou que a decisão dependeu muito mais dele em permanecer no cargo. Ele disse que o prefeito “terá papel importante” na campanha e será um “conselheiro”.

Orlando Morando afirmou ter feito pesquisa que apontou que 80% da população queria que ele permanecesse no comando da Prefeitura. “Eu e o Rodrigo finalizamos esse assunto ontem até porque tivemos um dia um pouco tumultuado e atípico, mas ontem, já no final da noite, quase na madrugada nós definimos esse assunto. Rodrigo me deu uma enorme liberdade e quando ele disse que a decisão partiu muito mais de mim do que dele, é verdade. O vice é escolhido na convenção que neste calendário eleitoral pode ocorrer até dia 5 de agosto.  Fizemos pesquisa como fazemos para o governo e hoje a gente tem uma aceitação maior do que a que tive em 2020. Eu tive a coragem de perguntar às pessoas como interpretavam a minha saída e não foi bem aceita. Eu acho que até um prêmio o fato de que as pessoas não querem que eu deixe a prefeitura”, justificou Orlando Morando.

O prefeito afirmou ainda que “foi uma decisão madura” tomada em conjunto. “Mas agradeço muito a confiança que o Rodrigo me deu de  participar desse processo da escolha. Deixar a prefeitura poderia gerar inclusive um prejuízo sob o aspecto local das pessoas”.

Após sua decisão, o prefeito de São Bernardo disse ter conversado com seu vice Marcelo Oliveira e acertou que ele será candidato a deputado federal. O partido ainda será definido nesta sexta-feira.

Carla Morando

Ao ser indagado sobre a possibilidade de a deputada estadual Carla Morando sair do PSDB para ser candidata a vice em sua chapa, o governador Rodrigo Garcia, afirmou sobre a projeção da tucana no cenário político do Estado.

“A Carla é uma mulher guerreira. E brinco: quando ela ganhou a eleição ela era esposa do Orlando hoje o Orlando é o marido da Carla, líder do nosso partido, uma grande mulher. Nós temos hoje a maior bancada feminina da história do PSDB e a Carla representa isso, representa a realidade da sociedade do Brasil e do mundo. Cada vez mais as mulheres têm um papel de destaque conduzindo os destinos do País. Então, a Carla é uma grande amiga, uma grande companheira e estará ao meu lado sempre”, concluiu o governador.

rodrigo garcia e orlando morando

Rodrigo Garcia visitou o Hospital de Clínicas de São Bernardo nesta sexta-feira. Foto: Divulgação