VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Orlando Morando comemora 3 anos e meio do programa Praça-Parque

Iniciativa conta com 40 praças recuperadas; Praça Antônio Rodrigues Filho, no Largo da Cohap, foi a primeira entregue, em abril de 2017

  • Iniciativa conta com 40 praças recuperadas; Praça Antônio Rodrigues Filho, no Largo da Cohap, foi a primeira entregue, em abril de 2017.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 31/08/2020
  • Compartilhar:

Iniciativa conta com 40 praças recuperadas; Praça Antônio Rodrigues Filho, no Largo da Cohap, foi a primeira entregue, em abril de 2017

 

Iniciativa conta com 40 praças recuperadas; Praça Antônio Rodrigues Filho, no Largo da Cohap, foi a primeira entregue, em abril de 2017. Foto: Divulgação

No início de sua gestão, em 2017, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, lançou o programa Praça-Parque com o objetivo de transformar a realidade das praças da cidade, em sua maioria, com falta de manutenção e degradadas. Em 9 de abril de 2017, Morando entregou a Praça Antônio Rodrigues Filho, no Largo da Cohap, a primeira recuperada por meio desta iniciativa. Três anos e meio depois, o prefeito retornou ao local e, o espaço continua preservado e frequentado pela população.

“A praça sempre foi um importante equipamento de lazer na cidade, mas seu antigo modelo estava trazendo muitos problemas para a população. Infelizmente, em alguns locais, a praça atrai usuários de droga ou se torna um ponto viciado para descarte de lixo. O modelo trazido pelo programa Praça-Parque é inovador, pois o espaço é recuperado, é fechado com grades e a chave fica com os moradores. São eles que definem o horário da abertura e do fechamento. Isso incentiva o empoderamento na comunidade. Não é à toa que chegamos a 40 unidades, com ampla aprovação”, afirmou Morando.

Além de contar com a adesão dos moradores, a Prefeitura também contou com apoio da iniciativa privada, que se tornou um importante parceiro nas reformas. A praça no Largo da Cohap foi recuperada com recursos privados. As melhorias realizadas no espaço foram:  novo cercamento, academia ao ar livre, pista de caminhada, playground, mesas para jogos, nova iluminação, troca de pisos na quadra e readequação de vagas para carros. A praça fica aberta todos os dias das 6h às 22h.

O adolescente Vinícius Lopes Castilho, de 15 anos, estava no local, acompanhado dos amigos Iuri Rodrigues dos Santos e Victor Hugo do Nascimento, ambos com 16 anos.  Moradores do bairro desde a infância, eles relembraram o triste estado da praça antes da reforma. “Praticamente não usávamos a quadra, pois havia muito desnível, e era perigoso nos machucarmos. Agora é possível jogar bola, pois, além do novo piso, contamos com iluminação durante à noite”, disse Vinícius.

OUTRAS MELHORIAS NO ASSUNÇÃO – Durante a gestão do prefeito Orlando Morando, o bairro recebeu inúmeras melhorias como o Hospital de Urgência, a Base do SAMU, viaduto Mamãe Clory, duplicação da Avenida José Odorizzi, transferência da unidade do Atende Bem, reforma do Teatro Elis Regina, entre outros.