VOLTAR
  • Cidades

Orlando Morando autoriza obras de urbanização no Parque Imigrantes

Ordem de serviço marca início de processo que vai culminar em nova etapa de entrega de escrituras no bairro, beneficiando 2.504 famílias

  • Orlando Morando autoriza obras de urbanização no Parque Imigrantes.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 24/07/2023
  • Compartilhar:

Ordem de serviço marca início de processo que vai culminar em nova etapa de entrega de escrituras no bairro, beneficiando 2.504 famílias

Orlando Morando

Orlando Morando autoriza obras de urbanização no Parque Imigrantes. Foto: Divulgação

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, autorizou neste sábado (22/07) o início das obras de urbanização e de melhorias estruturais do bairro Parque Imigrantes, na região do Batistini. Com investimento de quase R$ 32 milhões, será realizado um amplo pacote de obras, que inclui drenagem, canalização de córrego, rede de água e esgoto, recuperação ambiental, implantação de melhorias na mobilidade e acessibilidade e, posteriormente, pavimentação de todo o bairro, por meio do Programa Asfalto Novo.

O prazo de conclusão das obras é de 24 meses, mas a expectativa é intensificar as frentes de trabalho para antecipar a entrega do primeiro lote. As intervenções no local marcam o início de um processo de qualificação do bairro que vai culminar na entrega de escrituras definitivas para 2.504 famílias, pelo Programa A Casa é Minha, considerado o maior projeto de regularização fundiária da história de São Bernardo.

“Nossa primeira grande obra aqui no Parque Imigrantes foi reformar as Emebs do bairro, que hoje estão em perfeitas condições, e entregamos uma Arena Parque de Esportes. Agora estamos trazendo um investimento significativo para colocar em prática um pacote completo de melhorias que vão transformar definitivamente esta região”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Obra de urbanização Parque Imigrantes

Prazo de conclusão das obras é de 24 meses, mas a expectativa é intensificar as frentes de trabalho para antecipar a entrega do primeiro lote. Foto: Divulgação

 

CONTENÇÃO DE ENCOSTA

O planejamento de implantação de melhorias estruturais no bairro teve início em 2021 com a entrega de obra para eliminação de riscos na Rua Paraíba. O procedimento beneficiou 140 moradias do entorno, incluindo obras de contenção de encosta, sistema de drenagem e passeios. O objetivo da intervenção é garantir estabilização na base de residências e corrigir riscos de deslizamento de terra.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

A nova etapa de entrega de escrituras, prevista para acontecer ao final da entrega das obras de urbanização, vai complementar a primeira etapa do processo de regularização fundiária do Parque Imigrantes, iniciada em maio de 2022. À época, foram contempladas 2.374 famílias do bairro, por meio de um investimento de R$ 2 milhões.