VOLTAR
  • Política

Orçamento do Estado será debatido em audiência pública em S.Bernardo

Atividade coordenada por deputados estaduais ocorrerá nesta quinta-feira, na Câmara Municipal

  • Vereadores do PT sofrem derrota na Justiça em ação contra Câmara de S.Bernardo.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 25/08/2021
  • Compartilhar:

Atividade coordenada por deputados estaduais ocorrerá nesta quinta-feira, na Câmara Municipal

convênio

Orçamento do Estado será debatido em audiência pública na Câmara de São Bernardo. Foto: Divulgação

Os moradores da Região do ABCD debatem com os deputados estaduais nesta quinta-feira (26/08) o Orçamento estadual 2022. Nesse dia, os parlamentares receberão sugestões da coletividade e das autoridades locais sobre como e onde devem ser aplicados os recursos orçamentários para o ano que vem.

Questões relacionadas à Saúde, à Educação, à Segurança Pública e outros setores essenciais são o alvo dos debates desses encontros que são realizados anualmente pela Assembleia desde 2005. As demandas apresentadas podem vir a tornar-se emendas parlamentares à peça orçamentária.

O Orçamento é uma das principais matérias que a Assembleia tem de votar ao longo do ano. Ele determina os recursos e investimentos do Estado por região e programas em todas as áreas de sua competência.

As audiências públicas promovidas pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento diminuem as barreiras geográficas e ajudam na identificação das necessidades de cada região e quais recursos podem ser remanejados para melhor atender às necessidades da população.

Como participar

Para participar, o público tem diversas opções. A primeira é enviar sugestões pelo WhatsApp, no número (11) 9 3404 9001, ou pelo site da Alesp. A segunda é se inscrever antecipadamente, através de um formulário, para participar através da plataforma Zoom. A terceira é comparecer pessoalmente no local onde será realizada a audiência da sua região. E a quarta é acompanhar pela TV, YouTube e redes sociais da Rede Alesp, onde serão transmitidas as reuniões.

Todas as informações relacionadas ao calendário, sugestões, inscrições e localidades podem ser encontradas na aba “Audiências Públicas do Orçamento”, no site Alesp (al.sp.gov.br).

“As audiências públicas do Orçamento são especiais, porque é quando a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo vai até o cidadão para ouvir as necessidades e as demandas da sua cidade e região, seja na área da saúde, da educação, do transporte ou habitação. Neste ano, a Alesp está oferecendo todas as condições para que as audiências possam ser realizadas em diversas regiões do Estado, com a participação de todos”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari.

Residente do município de Diadema, vizinho a São Bernardo, no Grande ABC, o deputado Márcio da Farmácia falou que a partir da audiência será possível ter um parâmetro das necessidades da região. “A região vem recebendo incentivo e empreendedorismo da parte do governo do Estado, mas ainda falta muita coisa. Precisamos discutir sobre o transporte público, novas empresas na região para geração de emprego, saúde, esporte, cultura, lazer, e nada melhor do que ouvir a população, as entidades e órgãos públicos da região”, afirmou.

São Bernardo do Campo, fundada em 1953, foi uma das primeiras cidades brasileiras por estar localizado próximo ao litoral. Atualmente, tem uma população estimada de 844.483 e um PIB per capita de R﹩ 60,6 mil -o quinto maior do Estado e o décimo quarto no Brasil. A sua economia é baseada no mercado automobilístico desde 1950 e foi sede das primeiras montadoras no país.

A região ainda abriga parte da represa Billings, responsável por fornecer abastecimento de água ao Grande ABC e parte de São Paulo. Ela transfere água para a represa Guarapiranga e para o sistema Alto Tietê.