VOLTAR
  • Cidades

Operações entre GCM e Polícias Civil e Militar são intensificadas em S.Bernardo

Com foco no combate à criminalidade, governo do prefeito Orlando Morando articula aumento de operações entre as forças de segurança

  • GCM de São Bernardo encontra copo de bandido na Vila Vivaldi.
    Foto: Divulgação/PSBC-Ricrdo Cassin
  • Por: Redação
  • Publicado em: 23/03/2022
  • Compartilhar:

Com foco no combate à criminalidade, governo do prefeito Orlando Morando articula aumento de operações entre as forças de segurança

viaturas da GCM de São Bernardo

Operações entre GCM e Polícias Civil e Militar são intensificadas em São Bernardo. Foto: Divulgação/PSBC-Ricrdo Cassin

O governo do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, intensificou as atividades da Operação São Bernardo Mais Segura, ações integradas que envolvem as três forças de segurança pública: GCM (Guarda Civil Municipal) e as Polícias Civil e Militar por todos os bairros da cidade. A operação visa o patrulhamento preventivo como forma de inibir a incidência de crimes.

Lançada em 2019, a Operação São Bernardo Mais Segura inicialmente era realizada por meio de ações pontuais, mas a gestão reforçou a parceria com o governo do Estado e garantiu a realização das ações de forma diária desde o início deste mês (5 de março). Nos últimos dias, a operação tem focado no patrulhamento e em bloqueios itinerantes nos bairros Rudge Ramos e Pauliceia, locais onde há registros de roubos, sobretudo, cometidos por criminosos com uso de motos.

Na manhã desta quarta-feira (23/3), Morando acompanhou pessoalmente uma das operações em um bloqueio no cruzamento entre a Rua Afonsina e a Avenida Lauro Gomes, no Rudge Ramos. “Combater a violência é um trabalho que não pode parar. E é o que estamos fazendo em São Bernardo, com a atuação da nossa GCM e das Polícias Civil e Militar. Infelizmente, nos dias atuais as motos têm virado arma para criminosos praticarem furtos, roubos e até crimes piores. É o nosso dever proporcionar uma cidade mais segura à população”, destacou o prefeito.

A Operação São Bernardo Mais Segura deflagrada nesta quarta reúne cerca de 250 policiais e guardas civis municipais e mais de 100 viaturas das três forças de segurança espalhados por todos os bairros da cidade. “Essas ações integradas demonstram que as forças de segurança estão unidas e estão se esforçando ao máximo para oferecer um trabalho de excelência para a sociedade”, frisou o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Coronel Carlos Alberto dos Santos.

O comandante da PM no Grande ABC, Coronel Gilson Hélio, ressaltou que a integração entre as forças de segurança em São Bernardo “tem apresentado números muito positivos” na recuperação de motos furtadas ou roubadas, apreensões de automóveis irregulares e captura de criminosos, por exemplo. Já o delegado Ronaldo Tossunian, da Delegacia Seccional de São Bernardo, reforçou que as operações também se estendem para toda a região a fim de evitar que suspeitos cometam crimes no município e fujam para as cidades vizinhas.

As operações do São Bernardo Mais Segura são complementares a outras iniciativas ordinárias da Secretaria de Segurança Urbana que já se consolidaram como políticas de governo no combate à criminalidade e na garantia do sossego público, como a Operação Noite Tranquila e a Operação Verão Seguro.

Balanço

Só no período do início de março até o momento, as ações da Operação São Bernardo Mais Segura resultaram na apreensão de 211 veículos e devolvidos aos proprietários; cerca de 9.000 motos vistoriadas (337 delas apreendidas); apreensão de 18 armas de fogo e três armas brancas; captura de 36 suspeitos com mandados de prisão; 177 pessoas detidas em flagrante; além de cerca de 1.500 condutores fiscalizados e cerca de 23,3 mil buscas pessoais.

Verão seguro

A GCM de São Bernardo encerrou nesta semana as ações da Operação Verão Seguro (edição 2021/2022), ação anual que visa garantir a segurança de frequentadores do Riacho Grande, em áreas com grande movimento de pessoas aos fins de semana durante o verão, como a Prainha e o Parque Estoril. Ao todo, foram feitas mais de 400 intervenções pela GCM: 226 orientações ao público; 89 orientações a embarcações; 55 auxílios a pessoas com lesões leves; resgate de 23 crianças perdidas e devolvidas aos familiares; além de 25 intervenções em ocorrências de princípio de afogamento.