ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

Operação Unitatem alia pela 1ª vez ação entre GCM de São Bernardo e Polícia Civil

Medida conjunta encabeçada pelas forças de segurança tem foco em coibir crimes patrimoniais, bem como o retorno das aulas em universidades

Gislayne Jacinto
Última atualização: 26/02/2025 00:17
Por Gislayne Jacinto
Publicado 25/02/2025
Compartilhar

Medida conjunta encabeçada pelas forças de segurança, iniciada nesta terça, tem foco em coibir crimes patrimoniais na cidade, bem como o retorno das aulas em universidades

Operação Unitatem alia pela 1ª vez ação entre GCM de São Bernardo e Polícia Civil
Operação Unitatem alia pela 1ª vez ação entre GCM de São Bernardo e Polícia Civil. Foto: Divulgação/PSBC

Em nova ação de combate à criminalidade na cidade, a Polícia Civil e a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo fazem a 1ª operação conjunta entre as duas forças de segurança durante a atual gestão. Denominada Unitatem, a medida teve pontapé inicial nesta terça-feira (25/2), e visa coibir crimes patrimoniais, principalmente na região central estendida, além de proteger o público em sua saída do trabalho e no retorno das aulas em universidades.

O foco da operação será no policiamento preventivo especializado nas ruas e avenidas nos bairros da área central de São Bernardo e adjacências, onde, por meio de levantamentos estatísticos da Polícia Civil, se identificou que, nestas regiões, há uma maior predominância deste tipo de crime, especialmente na volta para casa após expediente de trabalho, bem como na chegada de alunos e professores à faculdade. A ação tem o propósito também de inibir o tráfico de drogas no entorno das instituições de ensino.

viaturas da GCM de São Bernardo
Medida conjunta encabeçada pelas forças de segurança tem foco em coibir crimes patrimoniais, bem como o retorno das aulas em universidades. Foto: Divulgação

O efetivo da operação conta com 22 viaturas da Polícia Civil, 15 viaturas da Guarda Civil Municipal, englobando no escopo da ação 50 policiais e 34 agentes de São Bernardo. Com a presença da vice-prefeita de São Bernardo, sargento Jéssica Cormick, a saída da ação, na Esplanada do Paço, teve a coordenação da delegada seccional do Demacro, Dra. Kelly Cristina Sacchetto de Andrade, e do secretário de Segurança de São Bernardo, major Topalian.

“Nosso objetivo é sempre assegurar que a população possa transitar pela cidade com segurança e, acima de tudo, sabendo que a guarda municipal estará a postos para defendê-la. A operação de hoje é mais uma prova de que segurança pública se faz com ações efetivas”, frisou o titular da pasta de Segurança de São Bernardo, ao lado do adjunto da Secretaria, Michael Rúbio.

Para a Dra. Kelly, hoje é um dia histórico em São Bernardo. “Depois de muitos anos, a Polícia Civil volta a fazer uma operação em conjunto com a GCM de São Bernardo. Que todos os envolvidos, de forma integrada, possam chegar no objetivo principal que é o combate à criminalidade.”

CONJUNTO

Em sequência às ações de segurança, numa outra frente de atuação, a Polícia Militar (PM) e a GCM de São Bernardo realizam desdobramento da Operação Hércules. A medida tem nova ofensiva a partir desta quinta-feira (27/2), dentro da proposta de prevenção de roubos e furtos em diferentes regiões da cidade, reforçando o patrulhamento ostensivo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por TV São Bernardo (@tv.sbc)

Tags:GCMoperaçãosão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Prefeitura de São Caetano contrata profissionais da Educação e amplia quadro de professores São Caetano contrata profissionais da Educação e amplia quadro de professores
Próximo artigo gcm ambiental GCM Ambiental localiza Sandero e Gol com placa adulterada em mata de SBC

Últimas notícias

Região do ABCD soma 86 mil imóveis no escuro dois dias após ciclone
Região do ABCD soma 86 mil imóveis no escuro dois dias após ciclone
12/12/2025
Paranapiacaba e Parque Andreense terão chegada do Papai Noel e Feira de Presépios
Paranapiacaba e Parque Andreense terão chegada do Papai Noel e Feira de Presépios
12/12/2025
Equipes atuam desde terça-feira (9) na remoção de árvores, liberação de vias e manutenção emergencial em áreas afetadas Foto: Divulgação (PMETRP)
Prefeitura reforça pronta-resposta após chuvas e ventos intensos em Ribeirão Pires
11/12/2025
São Bernardo inaugura EMEB Três Marias e amplia número de alunos atendidos em tempo integral
São Bernardo inaugura EMEB Três Marias e amplia número de alunos atendidos em tempo integral
11/12/2025
Papai Noel chega em 14 de dezembro em Diadema
Papai Noel chega em 14 de dezembro em Diadema
11/12/2025

Recomendadas

Com investimento de R$ 13 milhões, nova unidade São Pedro II é entregue em São Bernardo
São BernardoCidades

Com investimento de R$ 13 milhões, nova UBS São Pedro II é entregue em São Bernardo

12/12/2025
Sidney Natal Américo, de 47 anos, era colaborador da indústria de reciclagem Plastipel.
MauáCidades

Funcionário morre atropelado por caminhão dentro de pátio de empresa em Mauá

11/12/2025
prefeito Marcelo Lima
São BernardoPolítica

Prefeito de São Bernardo anuncia pagamento de dissídio atrasado de 5 anos para servidores da Saúde

12/12/2025
Força-tarefa da Prefeitura de São Caetano garante retomada dos serviços na cidade, mas Enel ainda não restabeleceu a energia de todas as residências 
São CaetanoCidades

Após ventania, 15 mil estão sem energia em São Caetano

11/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?