VOLTAR
  • Cidades

Operação Remove retira quase 2 mil veículos abandonados das ruas de S.Caetano

Recolha se refere ao período de três anos e é feito por meio de empresa contatada por licitação 

  • Operação Remove retira quase 2 mil veículos abandonados das ruas.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Redação
  • Publicado em: 23/05/2021
  • Compartilhar:

Recolha se refere ao período de três anos e é feito por meio de empresa contatada por licitação

Operação Remove retira quase 2 mil veículos abandonados das ruas. Foto: Divulgação/PSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul já retirou 1.865 veículos abandonados das ruas da cidade em 3 anos e sete meses de Operação Remove. A Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) criou o programa em outubro de 2017 e apresenta, desde então, índice superior a 90% de solução dos casos.

A Operação Remove consiste na retirada de veículos em situação que configure o abandono pelas ruas da cidade. São veículos estacionados em vias públicas há mais de 30 dias, geralmente destrancados, com partes faltando, vidros quebrados, pneus murchos, sem placas e/ou acumulando sujeira. Eles são localizados via denúncia de moradores (pelos telefones 4221-1622 ou 0800-7000-156) ou, ainda, pela equipe de Fiscalização de Trânsito da Semob.

O programa foi iniciado após realização de licitação e contratação da empresa que acolhe os veículos ao seu pátio. A Semob tem tratado a Operação Remove como prioridade, por se tratar de assunto que afeta diretamente a população.

“Existe uma preocupação principal com relação aos problemas causados pelos veículos em estado de abandono. Eles podem ser causadores de situações perigosas à segurança de moradores do entorno, já que podem servir de abrigo a usuários de drogas, por exemplo. Estes veículos também podem reunir animais que causam doenças, como roedores e outros”, observa o prefeito Tite Campanella.

Cerca de 95% dos veículos em estado de abandono pertencem aos moradores do entorno onde estão estacionados. Quando a procedência é desconhecida, o veículo é adesivado e passa a aguardar o prazo legal para o dono se apresentar. Do contrário, é recolhido ao pátio.

“Vale lembrar que, se o veículo for recolhido ao pátio, o proprietário deve arcar com os custos da diária no local, do guincho e da regularização da documentação”, salienta o secretário de Mobilidade Urbana, Geová Maria Faria.

PREVENÇÃO
A equipe de fiscalização da Semob também realiza o monitoramento preventivo nos casos em que o proprietário retira o veículo do estado de abandono, tornando o automóvel apto a circular novamente, mas que o mantém estacionado em via pública. Nos casos de reincidência da situação de abandono, o carro é notificado novamente.