VOLTAR
  • Cidades

Operação Parada Segura reforça pontos de ônibus de São Bernardo

Ação visa prevenir delitos perto de paradas de coletivos e reduzir crimes cometidos nas primeiras horas da manhã

  • Ação Parada Segura da da GCM visa prevenir delitos perto de paradas de Ônibus e reduzir crimes cometidos nas primeiras horas da manhã.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 09/02/2021
  • Compartilhar:

Ação visa prevenir delitos perto de paradas de coletivos e reduzir crimes cometidos nas primeiras horas da manhã

Ação da GCM visa prevenir delitos perto de paradas de Ônibus e reduzir crimes cometidos nas primeiras horas da manhã. Foto: Divulgação/PSBC

 

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo desencadeou nesta terça-feira (09/02) mais uma ação da Operação Parada Segura. Desde as primeiras horas da manhã, equipes da corporação foram destacadas para realizar patrulhamento ostensivo em torno de pontos de ônibus espalhados pela cidade com objetivo de prevenir delitos, aumentado assim a sensação de segurança da população.

Realizada pela Guarda Civil Municipal, com apoio da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), a Operação Parada Segura acontece diariamente, das 4h às 9h, em todo território da cidade, sempre priorizando os pontos com maior incidência de ocorrências, identificados com registro de boletim de ocorrência.

Nesta terça-feira, por volta das 6h da manhã, o prefeito Orlando Morando acompanhou de perto o trabalho realizado pela GCM na Praça Brasil, na região central do município. O local é considerado um dos principais pontos de embarque e desembarque de passageiros na cidade, estando próximo ao Terminal Ferrazópolis. A ação contou ainda com a presença do secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos.

“A Operação Parada Segura tem sido realizada de forma estratégica em todo território de São Bernardo, em especial nos corredores onde temos grande concentração de trabalhadores, ainda nas primeiras horas do dia”, explicou Morando.

“Para executar esta ação, temos utilizado informações do nosso serviço de inteligência, que é responsável por mapear os pontos mais vulneráveis da cidade, onde temos tido essas ocorrências de furto e roubo em pontos de ônibus”.

 

Nesta terça-feira, por volta das 6h da manhã, o prefeito Orlando Morando acompanhou de perto o trabalho realizado pela GCM na Praça Brasil. Foto: Divulgação/PSBC

 

PARADA SEGURA

Durante a operação, todas as seis inspetorias da GCM deslocam equipes para o patrulhamento ostensivo em sua respectiva região, sempre priorizando um determinado corredor com grande movimentação de trabalhadores. A ação conta ainda com apoio de equipes da Polícia Militar.

De acordo com o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto, a operação tem permitido à corporação inibir ocorrências criminais próximas a pontos de ônibus. No entanto, o titular da pasta reforça que a população pode colaborar com este trabalho. “Sempre reforçamos que os passageiros hoje contam com o aplicativo ‘Meu Ônibus SBC’, que mostra em tempo real o horário das linhas municipais. Isso permite que os trabalhadores se programem antes de sair de casa, ficando o menor tempo possível no ponto”.

RESULTADO

Em janeiro, durante a Operação Parada Segura, a ROMU de São Bernardo prendeu dois homens que integravam uma quadrilha que assaltava pessoas em pontos de ônibus em municípios do ABCD. Os dois criminosos, que agiam nas primeiras horas do dia, foram detidos no bairro Ferrazópolis.