VOLTAR
  • Economia

Operação Papai Noel reforça segurança e combate ambulantes ilegais em Sto.André

Ação ocorrerá nos principais corredores comerciais da cidade durante o mês de dezembro

  • Operação ocorrerá nos principais corredores comerciais da cidade durante o mês de dezembro.
    Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha
  • Por: Redação
  • Publicado em: 05/12/2019
  • Compartilhar:

Ação ocorrerá nos principais corredores comerciais da cidade durante o mês de dezembro

 

Operação ocorrerá nos principais corredores comerciais da cidade durante o mês de dezembro. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, lançou nesta quinta-feira (05/12) a Operação Papai Noel, que durante o mês de dezembro irá atuar nos principais centros comerciais da cidade com reforço de segurança e combate intensificado ao comércio irregular.

Entre os locais estão as ruas Coronel Oliveira Lima e Carijós, alameda Vieira de Carvalho, e vias da Vila Luzita, Camilópolis, Santa Teresinha, Parque das Nações e Centro, passando por 12 regiões de comércio do município. A ideia é facilitar o acesso dos munícipes aos centros comerciais da cidade e garantir compras mais seguras.

A Operação Papai Noel contará com a ajuda do monitoramento por câmeras do Centro de Operações Integradas (COI). A fiscalização de comércios irregulares e ambulantes será feita por equipes da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) e a Secretaria de Cidadania e Assistência Social fará a abordagem e oferta de atendimento às pessoas em situação de rua.

“Esta operação é uma materialização de esforço que fizemos para integrar todas as polícias. Por mais que a segurança seja responsabilidade do Estado, em nenhum momento nos privamos de assumir a nossa parte e ajudar. O resultado são os índices de criminalidade que caem a cada mês em Santo André, em todos os tipos de delito. Todos confiaram no nosso trabalho, tiramos do papel e está funcionando. Esta operação é mais um sucesso. Só na região da Oliveira Lima, cerca de 60 mil pessoas passam por dia, e os resultados no reforço de segurança para esta população são imediatos”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

O secretário adjunto de Segurança Cidadã, José de Oliveira Pinto, comentou sobre a atuação dos GCMs (Guardas Civis Municipais), em união com a Polícia Civil e Polícia Militar, para coibir crimes típicos desta época. “Temos mais de 200 agentes no total que vão suprir o patrulhamento ostensivo, mas também a abordagem e fiscalização, sendo um serviço integrado. Com essa dedicação de todos, a segurança será preservada para que o andreense se sinta mais confortável neste período”, afirmou.

Investimentos em segurança

A Operação Papai Noel é mais uma das iniciativas da Prefeitura de Santo André para colaborar com a segurança da cidade. O Centro de Operações Integradas é um dos exemplos de iniciativa que gera bons resultados. Inaugurado neste ano, o COI interliga imagens de mais de 300 câmeras em um único espaço, permitindo que a cidade realize monitoramento constante de ruas e avenidas.

Outros exemplos são a compra de 14 novas viaturas para a GCM, reforma do prédio que passou a ser a nova sede 1ª Companhia do 41º BPM/M, no Jardim Paraíso, e obras de adequação para transformar o 6º Distrito Policial em 24 horas.

A Guarda Civil Municipal ganhou nesta gestão um novo estatuto, que reorganiza cargos e classes dos agentes de segurança. Com a modernização da legislação, foi possível criar novas categorias salariais e perspectivas de crescimento profissional da carreira, com elevação nos ganhos que podem chegar a 70% do salário-base destes profissionais. A Prefeitura também está investindo na compra de novos uniformes e coletes balísticos para a corporação.

Outra iniciativa foi a criação do Comitê Integrado de Segurança, com objetivo de integrar as forças de segurança do município no combate à criminalidade.