VOLTAR
  • Cidades

Operação no ABCD detém 63 pessoas e recupera 31 veículos no feriadão

Ação também resultou na apreensão de drogas, arma de fogo, simulacros, celulares e cartões bancários

  • Operação no ABCD detém 63 pessoas e recupera 31 veículos no feriadão.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 25/04/2022
  • Compartilhar:

Ação também resultou na apreensão de drogas, arma de fogo, simulacros, celulares e cartões bancários

policiais militares durante operação

Operação no ABCD detém 63 pessoas e recupera 31 veículos no feriadão. Foto: Divulgação

A Polícia Militar do Estado de São Paulo deflagrou, ao longo do feriado prolongado, mais uma edição da Operação Grande ABC Mais Seguro para reforçar o policiamento e combater a criminalidade nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. As atividades tiveram início na quarta-feira (20/04) e terminaram na neste domingo (24/04).

Para cada dia da ação, cerca de 500 policiais militares foram mobilizados. Os trabalhos foram coordenados pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitano 6 (CPA/M-6), reunindo equipes do 6º, 10º, 24º e 30º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), incluindo agentes da Força Tática e das Rondas com Apoio de Motocicletas (Rocam), além de integrantes do 6º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), Cavalaria, policiamento rodoviário e da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA), do 1º Batalhão de Polícia de Choque (BPChq). Também apoiaram as atividades drones e um helicóptero Águia, do Comando de Aviação da PM (CavPM).

Ao longo da operação, dez procurados pela Justiça foram capturados e outras 53 pessoas presas em flagrante pelos crimes de roubo, furto, receptação, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e estupro. Além disso, foram apreendidas porções de entorpecentes, uma arma de fogo, quatro simulacros, dois celulares e diversos cartões bancários com origem ilícita.

Durante a operação, mais de 1,3 mil carros e veículos de carga foram vistoriados e outras 3,5 mil motocicletas fiscalizadas em razão do propósito de combater crimes violentos praticados por criminosos que se utilizam deste tipo de veículo. Como consequência dessa fiscalização, 31 veículos foram recuperados por estarem em situação de roubados ou furtados.

“Os resultados foram muito satisfatórios, pois são fruto de ações bem planejadas, coordenadas e direcionadas para a proteção das pessoas e o combate à criminalidade. Realizamos pelo menos 80 pontos de bloqueios de fiscalização, além de 343 pontos de Visibilidade, distribuídos nas principais vias e acessos com maior circulação de pessoas e veículos, promovendo também uma aproximação com a comunidade, graças ao empenho e dedicação de milhares de nossos Policiais Militares”, destacou o comandante do CPA/M-6, coronel Gilson Hélio Jesus dos Santos.

A população também pode contribuir com as ações policiais por meio de denúncias, sem a necessidade de identificação, ligando para o telefone 190 ou ainda pelo Disque Denúncia (181).