Ônibus é incendiado após morte de jovem em Diadema; Veja vídeo
Manifestação ocorreu na noite deste sábado, na Rua dos Operários, na Vila Socialista
Manifestação ocorreu na noite deste sábado, na Rua dos Operários, na Vila Socialista
A morte do jovem Washington, na Vila Socialista, durante uma ação policial motivou uma manifestação na noite deste sábado (20/03), na rua dos Operários, em Diadema, onde um grupo de moradores incendiou um ônibus. Um vídeo do protesto foi gravado por transeuntes na via e circula pelas redes sociais.
Tudo começou na noite de sexta-feira (19/03) n quando, durante uma operação, um policial militar, de 42 anos, foi atropelado pelo jovem durante uma tentativa de abordagem por volta das 20h30 , na Rua Vereador Gentil Santo de Paula, Bairro Conceição em Diadema. Houve reação e um PM atingiu o suspeito com a arma de fogo.
A morte de Washington causou revolta e moradores que foram para as ruas neste sábado. O ônibus incendiado foi da linha 22 DP (Terminal Diadema – Terminal Piraporinha). Os manifestantes exigiram que os passageiros deixassem o coletivo da empresa Suzantur e atearam fogo.
Por conta do fato, a PM e o Coro de Bombeiros foram acionados para conter os manifestantes e evitar novos confrontos.
Investigados
Dois homens de 23 anos e um de 27 são investigados por participação em incêndio de um ônibus, por volta das 20h30 do último sábado (20/03), na rua dos Operários, bairro Conceição, em Diadema.
Policiais militares foram acionados e, no local, constataram que um grupo havia ateado fogo em um ônibus durante uma manifestação popular, chegando a ferir o motorista do coletivo.
Os PMs foram recebidos com pedradas e, com a chegada de equipes de apoio, conseguiram dispersar a multidão.
Os três rapazes foram detidos no local, mas a vítima não reconheceu nenhum deles como sendo os responsáveis por atear fogo no veículo.
O caso foi registrado como incêndio e lesão corporal no 3ºDP de Diadema, sendo encaminhado ao 1ºDP da cidade para continuidade nas investigações.
Entenda o caso
De acordo com o BO, o suspeito estava em alta velocidade, momento em que o PM se posicionou com o intuito de evitar a fuga, sendo que ele jogou a moto contra o policial, que foi atropelado. Um outro PM, que dava apoio, atirou contra o jovem.
O resgate foi acionado, o policial foi socorrido e levado ao Hospital da Cruz Azul, onde foi internado para uma cirurgia, já o suspeito morreu no local.
A perícia foi solicitada. As armas do policial e a moto utilizada pelo rapaz foram apreendidas. O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial, lesão corporal de natureza grave, permitir direção de veículo automotor a pessoa não habilitada e resistência no 3º Distrito Policial de Diadema e encaminhado ao 01º DP da cidade que prosseguirá com as investigações.