Ocorrências criminais caem 36% em Diadema nas áreas com tótens de vigilância
Além de botão de pânico para emergências, cada torre de vigilância tem conjunto de câmeras, cujas imagens já auxiliaram a Polícia Civil em muitas investigações
Além de botão de pânico para emergências, cada torre de vigilância tem conjunto de câmeras, cujas imagens já auxiliaram a Polícia Civil em muitas investigações
Dados do INFOCRIM (Sistema Estadual de Informação Criminal), tabulados pelo Observatório Municipal de Segurança Pública de Diadema, mostram queda de 36% em alguns indicadores de criminalidade nas áreas onde foram instalados os totens do Centro Integrado de Monitoramento. O levantamento estatístico comparou dados de 2023 e 2024, referentes ao período de 1º de janeiro até 15 de abril. No ano passado foram registradas 675 ocorrências criminais. Já este ano, o número caiu para 433 casos.
Os indicadores estudados são relativos às ocorrências criminais como homicídios, feminicídios, violência doméstica, furto e roubo.
Com a retomada do Observatório Municipal de Segurança Pública, a cidade passou a contar com uma ferramenta importante para tornar ainda mais eficiente a política de segurança da Prefeitura de Diadema. Além disso, outro investimento nessa área foi a retomada do convênio com o INFOCRIM que é o Sistema de Informação Criminal da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-SP), um dos melhores do país.
Os locais/totens com maior redução de ocorrências criminais foram os seguintes: avenida Marginal do Córrego do Serraria (Conceição/Serraria), avenida Lico Maia c/ rua José Bonifácio (Largo do Serraria), rua Coimbra (Centro), praça Celite (Campanário), praça da Matriz (Centro), praça CEU das Artes (Jardim União) e rua Polônia (Taboão). O mapa detalhado dos 25 totens já está com o Comando da Guarda Civil Municipal (GCM) para análises e providências relacionadas às rondas de patrulhamento.
A política de segurança pública da Prefeitura tem recebido reforço de tecnologia e inteligência para melhorar a sensação de segurança. Esse investimento já resultou na implantação dos totens, montagem do Centro Integrado de Monitoramento (com quase 350 câmeras), retomada do INFOCRIM e do convênio com o Sistema DETECTA de Barreiras Eletrônicas.
“Como ninguém faz nada sozinho, a redução geral das ocorrências criminais do município é resultado do esforço conjunto da Prefeitura, por meio da GCM, mas sempre em conjunto e de modo integrado com o 24º Batalhão da Polícia Militar e a Polícia Civil de Diadema”, afirmou o comandante GCM, Edivaldo Mendes.
Redução criminal atesta eficiência dos totens
De acordo com a Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema, o Observatório Municipal de Segurança Pública vai continuar analisando diariamente os números de ocorrências criminais da cidade. O objetivo é medir a efetividade de iniciativas na área da segurança.
“Essa redução de 36% nas áreas com totens demonstra que são equipamentos realmente importantes para prevenção e inibição da criminalidade, aumentando a sensação de segurança da população. Exemplo disso é a rua Coimbra, onde a Prefeitura instalou o primeiro equipamento, e que nesse referido levantamento registrou uma redução de 70% nas ocorrências naquele ponto do município”, explicou o coordenador do Observatório de Segurança, Inspetor GCM Emílio.
Leia aqui sobre a importância dos 25 totens de Diadema: https://portal.diadema.sp.gov.br/totens-de-vigilancia-protegem-vidas-e-melhoram-a-seguranca-publica-em-diadema/