VOLTAR
  • Variedades

Obras de escritores ribeirão-pirenses integram acervo de biblioteca em Dubai

Títulos incorporam coleção de livros em português da Mohammed Bin Rashid Library ; dentre as obras incorporadas está ‘Os Dois Pilares’

  • Obras de escritores ribeirão-pirenses integram acervo de biblioteca em Dubai.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 27/10/2023
  • Compartilhar:

Títulos incorporam coleção de livros em português da Mohammed Bin Rashid Library ; dentre as obras incorporadas está ‘Os Dois Pilares’

Biblioteca em Dubai

Obras de escritores ribeirão-pirenses integram acervo de biblioteca em Dubai. Foto: Divulgação

Na manhã da terça-feira (17/10), quinze títulos autografados, de autores que fazem parte do comitê de escritores de Ribeirão Pires, foram incorporados ao acervo da biblioteca pública Mohammed Bin Rashid em Dubai. Mr David Hirsh, diretor da biblioteca, recebeu as obras entregues por Veronika Topic, também escritora da Estância e mediadora da ação.

Entre as obras incorporadas estão ‘Os Dois Pilares’, ‘Uma Cidade da Serra’, ‘Jogando a Mesma Partida’, ‘O Relicário da Mamãe’, ‘Medicina do Além’, ‘As Aventuras de Harley – O início’, ‘Decidimos Vencer’, ‘O Sonho de Anita’, ‘Cissa e a diversidade’, ‘Depois da Lua de Ontem’, ‘Sulerjítski: mestre de teatro, mestre de vida’, ‘O Sabiá Carnívoro’ e ‘Brilha Brilha Adelina’.

A iniciativa de levar os títulos a Dubai é de Veronika, ribeirão-pirense que, em julho deste ano, esteve na cidade para participar de encontro do comitê de escritores da Estância. Atualmente moradora do país e fundadora de um book clube de brasileiros em terras árabes, a autora, com apoio da Prefeitura, por meio do CHL (Centro Histórico e Literário) Ricardo Nardelli, levou, então, 15 obras autografadas de escritores da cidade para integrar o acervo em desenvolvimento de livros em português da biblioteca em Dubai.

“Levar a obra destes autores adiante foi uma iniciativa que simboliza a força e o poder das palavras. Eu tenho muito amor pelos livros e por escritores, e a escrita profissionalmente é muito solitária. O brasileiro, assim como em muitas culturas, vem intensificando o uso das mídias sociais e internet, e a leitura vem ficando cada vez mais difícil entre as pessoas. Ver pessoas escrevendo considero ser um ato de coragem, e mais importante ainda é que autores empoderem seus parceiros de trabalho, pois a jornada de quem escreve é árdua e muito pouco reconhecida”, observa Veronika.

Heitor Rafael Fernandes de Souza, escritor mirim de 13 anos e autor do livro infantojuvenil ‘As Aventuras de Harley – O início’, que está entre os títulos entregues à instituição, comenta sobre a conquista. “Foi uma surpresa muito boa. Eu até pensei em ir para lá, mas nunca achei que meu livro estaria antes de mim, e tão rápido. Espero eu mesmo poder encontrar ele naquelas prateleiras da biblioteca. Sempre ouvimos falar sobre Dubai como uma cidade que cresce constantemente e agora meu livro está lá, então isso é gratificante”.

Aberta em 2022, e situada em Al Jaddaf em Dubai, Mohammed Bin Rashid é a maior biblioteca da região. Com sete andares e projetada na forma de um livro aberto em uma tribuna, o local abriga mais de um milhão de títulos disponíveis em vários idiomas, tanto em formatos físicos quanto digitais.