Obras de duplicação do viaduto Adib Chammas entram em nova fase

Mais visitadas

Metodologia construtiva chamada de balanço sucessivo começa a ser utilizada na construção, com instalação de equipamentos que ficarão suspensos sobre a avenida dos Estados

 

Obras de duplicação do viaduto Adib Chammas entram em nova fase. Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima

 

As obras de duplicação do viaduto Adib Chammas, em Santo André, entraram em uma nova etapa nesta semana com o início da montagem dos chamados “carros de avanço”, equipamentos que ficarão suspensos sobre a avenida dos Estados nos dois sentidos. Esta fase da construção marca o começo do uso da metodologia construtiva chamada de balanço sucessivo.

Com a utilização deste método, será possível realizar a duplicação do viaduto sem a necessidade de interditar a avenida dos Estados, evitando ao máximo prejudicar a mobilidade dos motoristas.

A tecnologia permite a construção das novas faixas dos dois lados do Adib Chammas, possibilitando o encontro das estruturas para a consolidação da obra. A técnica também permite a redução no número de apoios que seriam instalados no solo e que, portanto, demandariam mais tempo de realização.

Em vistoria realizada no canteiro de obras, o prefeito Paulo Serra destacou a agilidade com que a duplicação do viaduto avança. “Esse método inovador de construção vai permitir que esta obra diminua o tempo de deslocamento entre o primeiro e o segundo subdistrito, aumentando a fluidez. Os andreenses esperavam uma obra desse porte há muitos anos e ela será entregue”, destacou.

Altura – Nas próximas semanas, com o avanço desta nova fase de obras, haverá necessidade de reduzir temporariamente a altura máxima permitida para que veículos passem sob o viaduto Adib Chammas. Atualmente esse limite é de 5,5 metros e passará para 4,3 metros nas duas faixas da direita da avenida dos Estados, em ambos os sentidos, e para 4,7 metros nas demais faixas. O Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) divulgará as mudanças com antecedência para os motoristas.

Assim que o novo limite for adotado, o que deve ocorrer em meados do mês de junho, caminhões com altura entre 4,3 e 4,7 metros deverão utilizar necessariamente as duas faixas da esquerda da avenida dos Estados. Agentes do DET darão apoio nos horários de maior circulação para direcionar os condutores.

Na aproximação da obra, como forma de segurança e para evitar o contato de veículos altos com as estruturas em execução, serão instaladas placas alertando para a limitação de altura. Também serão colocados na via um sistema de detector de altura com luzes amarelas piscantes que alertarão os motoristas sobre o limite de altura, obrigando o veículo a trafegar pelas faixas da esquerda ou a seguir por rota de desvio obrigatória.

Investimento – A duplicação do viaduto Adib Chammas faz parte do pacote de obras de mobilidade que está sendo realizado em Santo André com verbas do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A Prefeitura obteve financiamento de US$ 25 milhões junto à instituição financeira e investirá outros US$ 25 milhões em diversas obras, como a criação de novas alças no viaduto Castelo Branco, que será completamente modernizado.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações