Obras de canalização do córrego Cassaquera atingem 70% de conclusão

Mais visitadas

Local foi vistoriado pelo prefeito Paulo Serra nesta quinta-feira

Obras de canalização do córrego Cassaquera atingem 70% de conclusão. Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima

O prefeito Paulo Serra acompanhou nesta quinta-feira (03/06) o início da canalização do córrego Cassaquera na rotatória da avenida Giovanni Battista Pirelli. Neste trecho, as intervenções estão previstas para terminar no fim de agosto.

Considerando a canalização do curso d’água de 1,7 quilômetro e a construção de um novo sistema viário na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, as obras chegaram a cerca de 70% de conclusão. No momento, os profissionais atuam em sete frentes de trabalho simultaneamente, incluindo os serviços de preparação do solo para a pavimentação da via. A previsão é que o Complexo Viário Cassaquera seja entregue à população no final deste ano.

“Essa obra, que nós conseguimos tirar do papel, é uma das mais importantes para o eixo estrutural de mobilidade urbana. O novo complexo tem uma importância muito grande para facilitar o acesso ao Rodoanel e possibilitar a ligação entre as avenidas dos Estados e Valentim Magalhães, tornando-se fundamentais para a melhoria do trânsito e para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Além da questão da mobilidade urbana, o Complexo Viário Cassaquera tem como objetivos melhorar o escoamento da água da chuva, controlar o risco de enchente e alagamento na região, diminuir o problema de descarte irregular de resíduos às margens do córrego e contribuir com a despoluição do curso d’água. No trecho de canalização, 100% dos efluentes passaram a ser coletados e tratados devidamente, o que corresponde a aproximadamente 80% de redução de esgoto despejado no canal.

O projeto também contempla a criação de duas travessias sobre o córrego. Uma será na região da rua Fernando Pessoa, que já começou a ser construída, e a outra próxima à rua Assis Chateaubriand. Além disso, as passagens que ficam entre as ruas João Caetano e Fernando Costa serão readequadas.

O investimento para o Complexo Viário Cassaquera é de cerca de R$ 40 milhões. As obras fazem parte do programa Sanear Santo André, que ainda inclui melhorias para a gestão de resíduos sólidos e dos sistemas de monitoramento de chuva e drenagem urbana. O programa recebe financiamento de US$ 50 milhões pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). Mais informações podem ser consultadas no site do programa (www.semasa.sp.gov.br/sanearsantoandre).

Obras de canalização do córrego Cassaquera atingem 70% de conclusão. Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações