VOLTAR
  • Cidades
  • Diadema

Obra da Prefeitura de Diadema tem ligação clandestina de água

Denúncia sobre “gato” foi feita a vereador, vira boletim de ocorrência e prefeitura pede explicações da empresa Ponto Forte Construções e Empreendimentos LTDA

  • Vereador Cabo Ângelo flagra obra da Prefeitura de Diadema com ligação clandestina de água.
    Foto: Divulgação
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 13/07/2024
  • Compartilhar:

Denúncia sobre “gato” foi feita a vereador, vira boletim de ocorrência e prefeitura pede explicações da empresa Ponto Forte Construções e Empreendimentos LTDA

Cabo Ângelo

Vereador Cabo Ângelo flagra obra da Prefeitura de Diadema com ligação clandestina de água. Foto: Divulgação

A descoberta de uma ligação clandestina de água na obra de revitalização de um espaço na rua Caramuru, altura do número 1.104, na Vila Conceição, em Diadema, levou um funcionário da empresa Ponto Forte Construções e Empreendimentos LTDA e o vereador cabo Ângelo Paulino da Silva ao 3º DP da cidade para o registro de um boletim de ocorrência.

O parlamentar diz que recebeu uma denúncia anônima sobre o ‘gato’ na rede de água da obra e, quando chegou ao local, constatou a irregularidade.

“Para não tomar nenhuma atitude baseado em ‘achismo’, achei sensato entrar em contato com a Sabesp para uma equipe ir ao local detectar se era mesmo uma irregularidade. Eles têm uma equipe de fraudes que foi encaminhada para lá e que constatou o desvio de água de um ramal da Sabesp”, disse o cabo Ângelo.

Ele também afirmou que o responsável pela empresa disse que o ‘gato’ foi feito por um ex-funcionário que, por motivo de vingança, teria também denunciado o fato.

No boletim de ocorrência consta que Efigenio Rodrigues da Silva, encarregado da empresa, disse que há aproximadamente 20 dias um funcionário de nome Clebiano Lima dos Santos havia feito uma ligação de água da via pública alegando ter trabalhado na Sabesp. O encarregado também afirma ter determinado que o mesmo funcionário retirasse a ligação porque a empresa já utilizava a água do vizinho e disse que Clebiano afirmou que tudo havia sido feito com autorização da Sabesp.

ligação clandestina de água em praça

Prefeitura pede explicações sobre “gato” da empresa Ponto Forte Construções e Empreendimentos LTDA. Foto: Divulgação

A prática de se utilizar a água de um morador próximo é comum nas obras em áreas públicas, já que a empresa se responsabiliza pela conta de água da residência. Neste caso, porém, o encarregado disse ter acreditado na palavra do funcionário sobre a anuência da Sabesp. A equipe de fraudes da Sabesp que esteve no local, porém, recusou-se a acompanhar o vereador e o encarregado da empresa à delegacia.

Com sedes em Santo André, São José do Rio Preto (interior de São Paulo) e São Luís, no Maranhão, a empresa já atuou em outras obras na Região como manutenção e revitalização de parques (Guaraciaba e Celso Daniel), creche Jorge Beretta e Praça Olga Benário, todas em Santo André, entre outras.

Nesta sexta-feira (12/07), a Prefeitura de Diadema, através do Departamento de Planejamento Habitacional, notificou a empresa e solicitou que “sejam adotadas providências imediatas para a regularização da ligação provisória de água da obra em questão”.

 Versão do funcionário

Em entrevista ao ABCD Jornal, o ex-funcionário Clebiano (citado pelo encarregado da empresa como autor da ligação de água) disse que durante o trabalho na obra, a retroescavadeira acertou uma mangueira provocando um vazamento que acabou invadindo as casas próximas.

“Naquele momento, não tínhamos as peças apropriadas para o conserto e, então, entraram em contato com a Sabesp, que informou não poder ir ao local. Depois, para resolver o problema, atendi a uma ordem do meu superior (Efigenio), coloquei um TE de serviço (peça utilizada em redes de distribuição de água) e um pedaço de mangueira para resolver o vazamento.”

De acordo com ele, posteriormente ao serviço realizado, a Sabesp foi informada que o vazamento havia sido contido, mas o ponto de água permaneceu e a empresa não fez uma nova solicitação para que a concessionária fosse retirá-lo.
Clebiano diz que vai registrar um BO contra a empresa por citá-lo como responsável pela ligação. Ele afirma ter sido demitido no dia 1º de julho após um desentendimento, mas que havia manifestado anteriormente a intenção de deixar o trabalho para dedicar-se à campanha, já que é pré-candidato a vereador.

Veja vídeo do flagrante:

Outro lado

Procurada através dos contatos disponíveis em seu site, a empresa não atendeu a reportagem. A Sabesp também foi procurada e disse que cortou a ligação irregular. “A Sabesp informou que identificou e cortou a ligação irregular e está investigando os fatos para tomar as medidas cabíveis”, afirmou.

A Prefeitura também deu um prazo de cinco dias úteis para que a solicitação seja atendida. “Ressaltamos que a ausência de resposta e de providências, dentro dos prazos acima descritos, ensejará na imediata aplicação de penalidades legais”.

Leia a íntegra da nota

“A Prefeitura de Diadema informa que foi surpreendida com a informação de que uma empresa contratada para execução de uma obra na Vila Conceição havia feito instalação irregular de água a partir de uma tubulação da Sabesp. A Administração não compactua nem tolera com nenhum tipo de desvio de conduta e já iniciou os procedimentos de cobrança dos responsáveis da empresa.

Tão logo tomou conhecimento do ocorrido, uma equipe da Secretaria de Habitação se dirigiu ao local para verificar a situação e cobrar a empresa sobre a informação. Também se colocou à disposição da Sabesp e demais autoridades para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários.

A Secretaria de Habitação já notificou a empresa sobre a irregularidade constatada, com caminho para aplicação de multa”.