VOLTAR
  • Política
  • São Caetano

O protagonismo da USCS na transformação do Centro de São Caetano

Artigo: Esse é mais um passo em direção ao crescimento exponencial da USCS, que chega à marca histórica de 12 mil alunos em mais de 50 cursos

  • O protagonismo da USCS na transformação do Centro de São Caetano.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 15/02/2024
  • Compartilhar:

Artigo: Esse é mais um passo em direção ao crescimento exponencial da USCS, que chega à marca histórica de 12 mil alunos em mais de 50 cursos

Leandro prearo

O protagonismo da USCS na transformação do Centro de São Caetano. Foto: Divulgação

As grandes cidades – no Brasil e no mundo – passam por uma série de transformações em suas regiões centrais. O maior exemplo é São Paulo, com evasão comercial e de moradias, violência, consumo e tráfico de drogas e o aumento de moradores de rua que revelam as adversidades que esses espaços urbanos atravessam. São Caetano, mesmo em escala reduzida, não foge à regra e precisou enfrentar os desafios com planejamento e seriedade na execução de políticas públicas que estão trazendo mais qualidade de vida para as pessoas.

As ações que integram o maior programa de revitalização, o Novo Centro, incluem a completa modernização da praça Cardeal Arcoverde e da rua Santa Catarina, já entregues, a construção da novíssima UBS (Unidade Básica de Saúde) no Campus da USCS (Universidade de São Caetano do Sul) e a revitalização da Estação Rodoviária, que já tem obras em andamento.

Entretanto, outro passo fundamental para avançar nessa política é a abertura do Campus Centro II da USCS, que ocupará parte do prédio icônico da Casas Bahia. Lá, será sediado, inicialmente, alguns cursos da Escola de Saúde da USCS, mais um polo de Educação que terá também como consequência benefícios econômicos à região. A ampliação da movimentação de pessoas no Centro possibilitará, por exemplo, o aumento do consumo local.

São 11 salas de aula, sala de estudos, área de convivência, sala de professores, espaço administrativo e banheiros. O local foi reformado para receber os alunos, contando com climatização nos ambientes, datashow, wi-fi em todo campus e controle de acesso com tecnologia de reconhecimento facial. Os dois campi da USCS promovem a circulação de cerca de 4 mil pessoas no Centro de São Caetano, diariamente.

Obviamente que temos de destacar a presença do Campus Centro (Rua Santo Antônio), que abarca os cursos de Saúde da USCS, do Hospital Veterinário Universitário, do CPC (Centro de Pesquisa Clínica) e da Clínica-Escola de Odontologia, unidades que cumprem importância essencial para revigorar a região central de São Caetano, modernizada na gestão do prefeito José Auricchio Júnior.

Esse é mais um passo em direção ao crescimento exponencial da USCS, que chega à marca histórica de 12 mil alunos em mais de 50 cursos. Enquanto outras escolas de ensino superior passam por grave crise, a USCS se reinventa com excelência, que é nossa marca maior. Os avanços garantem plenitude no que propusemos ao longo da história: a formação profissional para a vida e a intensa relação com a comunidade de São Caetano.