VOLTAR
  • Cidades

Núcleos de Defesa Civil do Parque Capuava e COFIP fazem encontro

Reuniões dos NUPDECs são frequentes e ocorrem dentro de um planejamento anual e têm como objetivos preparar e capacitar os voluntários na prevenção de riscos e situações de emergências

  • Reuniões dos NUPDECs são frequentes e ocorrem dentro de um planejamento anual e têm como objetivos preparar e capacitar os voluntários na prevenção de riscos e situações de emergências.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 08/09/2021
  • Compartilhar:

Reuniões dos NUPDECs são frequentes e ocorrem dentro de um planejamento anual e têm como objetivos preparar e capacitar os voluntários na prevenção de riscos e situações de emergências

Reuniões dos NUPDECs são frequentes e ocorrem dentro de um planejamento anual e têm como objetivos preparar e capacitar os voluntários na prevenção de riscos e situações de emergências. Foto: Divulgação

 

O Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil do Parque Capuava, NUPDEC, retomou no dia 21 de agosto as atividades presenciais, que estavam suspensas em decorrência da pandemia. O grupo é formado por moradores das comunidades do entorno que atuam como voluntários e de forma solidária para ações de prevenção em áreas de risco, mapeadas pela Defesa Civil.

O encontro contou com as participações e palestras da diretora de Proteção e Defesa Civil de Santo André, Priscila de Oliveira, do gerente executivo do COFIP ABC, Francisco Sérgio Ruiz, do coordenador executivo de  Segurança, Saúde e Meio Ambiente do COFIP ABC, Carlos Barbeiro, da coordenadora executiva de Relacionamento com a Comunidade do COFIP ABC, Ana Govatto, e dos Bombeiros Civis voluntários, Ivan Fernandes Pires e Malcoln Douglas Rafael.

“No NUPDEC, temos um espaço aberto com a população para realizar o debate sobre a segurança da comunidade local. Buscamos conscientizar todos sobre a importância da mudança de comportamento em relação à prevenção de riscos e acidentes”, explica a diretora da Defesa Civil de Santo André. 

As reuniões dos NUPDECs são frequentes e ocorrem dentro de um planejamento anual e têm como objetivos preparar e capacitar os voluntários no apoio às ações de Proteção e Defesa Civil na prevenção de riscos e para agir em situações de emergências. Durante os encontros, eles recebem orientação,  treinamento e realizam simulados sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, como agir nos casos de inundações, enchentes, deslizamentos, incêndios, entre outros eventos.

O próximo encontro está programado para outubro, com a realização de treinamentos sobre o processo de evasão dos NUPDECS e sobre primeiros socorros.

Apoio COFIP ABC e associadas

O NUPDEC do Parque Capuava é uma iniciativa do Departamento de Defesa Civil e conta com o apoio do COFIP ABC e suas associadas, que possuem papel estratégico na capacitação do Núcleo, sendo responsáveis pelos treinamentos dos voluntários e pelo fornecimento dos equipamentos adequados relacionados aos riscos tecnológicos relativos ao Polo.

As empresas associadas realizam um trabalho minucioso e detalhista de Segurança de Processo, em que são mapeados todos os perigos existentes, de acordo com as atividades desenvolvidas, relacionando-os aos seus respectivos riscos e, para cada risco, são estabelecidas medidas preventivas. Posteriormente, para cada possível ocorrência, é estabelecido um plano de contingência visando minimizar os impactos, em caso de acidente.

“A partir desse trabalho de mapeamento de riscos, conseguimos estabelecer um plano de simulados e treinamentos específicos para capacitar a população em casos de emergências”, explica Barbeiro. 

Após os simulados, são realizadas reuniões com todos os envolvidos, como Corpos de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Guarda Civil Metropolitana, e os órgãos públicos, para avaliação dos pontos de melhoria. “Com essas informações, podemos melhorar ainda mais os treinamentos aos voluntários e até mesmo implementar novos, sempre visando criar uma cultura de segurança na população”, informa Barbeiro. 

“É de extrema importância que as pessoas que vivem em determinadas localidades saibam identificar quais os riscos do seu entorno, contribuindo para as ações preventivas, além de orientar e prestar socorro imediato nas situações de emergência, caso aconteçam, para que as consequências sejam as menores possíveis”, complementa Priscila.

Importância dos NUPDECs

A criação dos NUPDECs é de extrema importância para as ações de prevenção e de atuação em casos de ocorrência da Defesa Civil, principalmente, quando se trata da mudança de comportamento da população em relação aos riscos de desastres. É o elo mais importante do Sistema de Defesa Civil.

Os núcleos integram um sistema complexo de segurança que envolve poder público, empresas, estabelecimentos de ensino, a própria comunidade, além de instituições de segurança e de emergência.

O grande desafio é despertar na comunidade o espírito do voluntariado. Não há limites no número de pessoas que podem participar dos NUPDECS. “Quanto mais pessoas treinadas e com o olhar para  assuntos relacionados à proteção e Defesa Civil, melhor”, explica Priscila.

Ainda sobre a importância da participação voluntária das pessoas, ela complementa: “Não existe NUPDEC sem voluntariado. Precisamos de pessoas comprometidas pois o voluntariado é o exercício da verdadeira cidadania, é uma relação de solidariedade ao próximo. Os conhecimentos passados nas reuniões podem ajudar a salvar vidas”.

Novos NUPDECS

Atualmente, o Departamento de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Santo André está realizando a implantação de dois núcleos no município e a perspectiva é que até 2023 sejam implantados cinco núcleos no total. A escolha dos locais para a criação dos núcleos é baseada no mapeamento de áreas que apresentem riscos, sejam por questões geológicas ou tecnológicas.