Núcleo de Educação em Urgência de S.Caetano participará de Mostra Nacional

Mais visitadas

Cidade do ABCD é selecionado para participar do evento “Aqui tem SUS”,  que acontecerá em julho, em Goiânia

equipes de urgência de São caetano
Núcleo de Educação em Urgência de S.Caetano participará de Mostra Nacional. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria de Saúde, inscreveu 20 trabalhos exitosos e apresentou cinco, entre os dias 15 e 17 de março, durante a 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios Paulistas, organizada pelo Cosems (Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde). Além disso, teve uma das experiências, Atuação do Núcleo de Educação em Urgência, selecionada para a Mostra Nacional Brasil Aqui tem SUS, que acontecerá em julho, em Goiânia.

Ao todo foram 1.496 trabalhos, de 105 municípios. Cinco trabalhos da Sesaud foram selecionados e apresentados durante a Mostra, que aconteceu em São Pedro, interior de São Paulo: Controle do Sars-Cov-2 em Instituições de Longa Permanência; Programa Agente Cidadão Sênior: Dignidade e Protagonismo dos Idosos como Medida de Promoção de Saúde; Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares na Assistência de Cuidados Paliativos; Construção e Implantação de Linha de Cuidados de Pacientes com Sobrepeso e Obesidade; A Transformação Digital na Saúde em São Caetano do Sul.

“A Saúde tem inúmeras experiências exitosas e poder participar desse intercâmbio de programas é fundamental para que possamos continuar qualificando a gestão do SUS e trabalhar por boas práticas e políticas públicas que melhorem cada vez mais nossos indicadores de Saúde”, afirmou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.
Os trabalhos foram apresentados por Daniel Silva da Cunha, que atua na área de Planejamento em Saúde, e Christiane Laporta, da área de Educação Permanente.
Além da apresentação dos trabalhos, São Caetano teve uma experiência selecionada para a Mostra Nacional Brasil Aqui Tem SUS, que acontecerá durante o Congresso do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), apresentando 38 projetos selecionados.

equipes de Urgência de São Caetano
Cinco trabalhos da Sesaud foram selecionados e apresentados durante a Mostra. Foto: Divulgação/PSCS

NEU

A médica responsável pelo SOS Cidadão 156/SAMU, Alessandra Masiukewycz, realiza treinamentos e capacitações há cinco anos e, em 2022, foi criado o NEU (Núcleo de Educação em Urgência) que hoje tem um grupo de profissionais do setor para realizar a capacitação, habilitação e educação permanente intersetorial para urgências. “São realizadas formações teórico-práticas de cidadãos, onde é aprendido sobre o acolhimento, cuidados à saúde e orientação sobre urgências e emergências. Os temas abordados na capacitação são: ferimentos, hemorragias e uso de torniquetes, queda, engasgo, convulsão e desmaio, parada respiratória, e também como acionar o Serviço de Urgência e Emergência do município e seu modus operandi”, explicou Alessandra.

São capacitados os profissionais da rede pública do ensino municipal, bem como, outras instituições de saúde e ainda o público em geral. Desde sua implantação foram formados, cerca de 700 pessoas, entre o público interno e externo.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações