Novo trecho do corredor Alvarenga é inaugurado em São Bernardo

Mais visitadas

Com a conclusão desta etapa, o tempo de viagem dos ônibus que circulam pela via irá cair pela metade, beneficiando moradores do Químicos, Orquídeas, Los Angeles e Imigrantes

Com a conclusão desta etapa, o tempo de viagem dos ônibus que circulam pela via irá cair pela metade, beneficiando moradores do Químicos, Orquídeas, Los Angeles e Imigrantes. Foto: Divulgação/PSB- Gabriel Inamine

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou nesta quinta-feira (14/11) a segunda fase de corredor exclusivo para ônibus na Estrada dos Alvarengas. Com percurso que vai do 8º DP até a Rua São Jorge, no Jardim Thelma, o novo trecho de 1,4 km se soma à primeira fase do projeto entregue pela atual gestão, em setembro de 2017, totalizando 2,8 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus na região. Com a entrega, o tempo de viagem dos coletivos cairá pela metade, beneficiando moradores do Parque dos Químicos, Orquídeas, Los Angeles, Imigrantes, Detroit e outros.

O novo trecho inaugurado vem acompanhado de 900 metros de ciclovia, dentro do projeto de interligação dos meios de transporte e de criação de alternativas ao transporte individual. “Trata-se de um combo de melhorias, além da entrega do corredor e da ciclovia, estamos entregando a duplicação da Estrada dos Alvarengas, o que vai beneficiar os usuários de transporte público, mas também os motoristas e os transportadores de cargas. De todas as obras que executamos esta foi a mais difícil, porque demandou uma série de desapropriações, mas conseguimos avançar e qualificar o sistema de transporte”, destacou o chefe do Executivo.

Entre as intervenções executadas no segundo trecho está o alargamento da pista, o reforço do subsolo, a implantação de novas guias e sarjetas, de pontos de parada, remoção de postes, implantação e remodelação da sinalização semafórica, paisagismo, entre outros serviços. “Esta obra trouxe um transtorno considerável para a população, mas estamos conseguindo avançar e concluir este importante trecho do projeto, que vem suprir um enorme gargalo do transporte público desta região”, completou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.

A próxima etapa da duplicação da Estrada dos Alvarengas, bem como a continuidade do corredor exclusivo já está em fase de licitação, com previsão de início das obras em janeiro de 2020. O trecho compreenderá o percurso da Rua São Jorge até a Rodovia dos Imigrantes. O investimento total de cerca de R$ 70 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida municipal. O corredor também será composto por Estação de Conexão, a ECO Alvarenga, que ficará localizada na intersecção com a Estrada da Cama Patente. A expectativa é que o novo viário beneficie aproximadamente 60 mil usuários diariamente.

LINHAS DE ÔNIBUS

 De imediato, irão circular no novo viário as linhas municipais 05 (Jd. Laura/Paço via Assunção), 5B (Pq. dos Químicos/Paço via Assunção), 11 (Orquídeas/Paço via Assunção), 13 (Los Angeles/Term. Alvarenga), 13B (Pq. Imigrantes/Term. Alvarenga), 14 (Orquídeas/Rudge Ramos), 16 (Alvarenga/Rudge via Castelo Branco), 39 (Represa/São Pedro via Jd. do Lago), e 43 (Detroit/Paulicéia via Rudge Ramos). Nos 30 primeiros dias de funcionamento, a operação será assistida, de forma a avaliar a necessidade de manter a exclusividade dos coletivos ao longo do dia ou apenas em horários de pico. Até o final de novembro, os ônibus intermunicipais também estarão atuando no corredor.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações