VOLTAR
  • Cidades

Novas instalações da USB Piraporinha são entregues em Diadema

UBS do bairro é a sétima da cidade a receber as melhorias do Programa UBS Nota 10

  • Novas instalações da USB Piraporinha são entregues em Diadema.
    Foto: Divulgação/PSA-Dino Santos
  • Por: Redação
  • Publicado em: 08/06/2022
  • Compartilhar:

UBS do bairro é a sétima da cidade a receber as melhorias do Programa UBS Nota 10

UBS Piraporinha

Novas instalações da USB Piraporinha são entregues em Diadema. Foto: Divulgação/PSA-Dino Santos

A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, entregou nesta quarta-feira (08/06) as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Piraporinha, sétima unidade da Atenção Básica a receber as melhorias previstas pelo Programa UBS Nota 10.

Além da troca do telhado principal, a Unidade foi contemplada com uma revitalização completa dos três pisos da unidade, com troca do forro e das telhas da cobertura da rampa lateral de acesso ao piso superior, reforma do corrimão da rampa, adequações na sala da Odontologia, revitalização das portas, caixilhos e corrimões, instalação de vidros, polimento do piso, intervenções na parte elétrica e hidráulica e pintura externa e interna de acordo com a nova padronização visual da rede municipal. Foram investidos R$ 200 mil oriundos do Tesouro Municipal e de emendas parlamentares do deputado estadual Márcio da Farmácia e também emendas intermediadas pelos vereadores Neno e Talabi.

O prefeito José de Filippi Júnior lembrou os avanços da saúde na região, como a conquista de um novo tomógrafo para o Hospital Municipal de Diadema (HMD) e anunciou ainda as tratativas de desapropriação de um terreno ao lado da UBS para ampliar o atendimento da unidade.

“A parte mais fácil nós fizemos, que é fazer a obra, a parte civil da reforma, mas estamos de olho no futuro pensando na compra do terreno ao lado para ampliação da unidade, tendo em vista que o bairro vai receber novos empreendimentos imobiliários. Agora, a equipe tem o desafio de prestar um serviço de qualidade, de compromisso, humanizado e com carinho. A presença dos conselheiros gestores também é para isso, para garantir a proximidade dos usuários com os queridos servidores e servidoras da saúde”, ressaltou o chefe do Executivo.

A secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto, destacou a importância da UBS e explicou como as melhorias vão impactar positivamente. “As intervenções feitas aqui vão garantir mais segurança e conforto para os usuários do serviço e profissionais da saúde. Quero lembrar que, quando chegamos, encontramos essa unidade com muitos problemas, inclusive quando chovia, entrava água dentro da unidade. Uma condição insalubre. Reunimos todos os esforços para reverter essa situação no menor tempo possível e dar melhores condições de trabalho para nossa equipe e ofertar uma unidade mais humana e acolhedora para a população que tanto precisa e merece. E não vamos parar por aqui. Vamos seguir trabalhando incansavelmente para qualificar todas as UBS de Diadema”, afirmou a secretária municipal de Saúde.

Localizada na região leste da cidade, a UBS Piraporinha – Antônio Pedro da Silva Neto funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e oferece durante todo esse período consultas médicas, de enfermagem e de saúde bucal, acolhimento, procedimentos de enfermagem, vacinação, visitas domiciliares, grupos educativos e dispensação de medicamentos.

A unidade – localizada na Praça Rui Barbosa, 27, no Piraporinha -, é referência para 13.020 pacientes cadastrados e conta atualmente com 45 profissionais, entre agentes administrativos, agentes comunitários de saúde, médicos generalistas, equipe de enfermagem e de saúde bucal, profissional e outros, além de equipe terceirizada de limpeza.

Programa UBS Nota 10

Iniciado no ano passado, o Programa “UBS Nota 10. Mais acolhedora. Mais acessível. Mais humana” já contemplou as UBSs Nações, Centro, Vila Paulina, Ruyce, Nova Conquista e Conceição, o que representa 30% das UBS de Diadema. A meta é que todas as 20 UBS sejam beneficiadas pelo programa até o final de 2022.

Além de revitalização da estrutura física, o programa prevê avanços, como equipe médica completa; abastecimento de remédios e insumos; vigilância patrimonial por videomonitoramento 24h; equipe uniformizada; treinamento e sensibilização das equipes para a garantia de um atendimento de qualidade à população; rede de informatização, tanto em equipamentos como em conectividade; e implantação de dispositivos que possibilitem a prática de teleatendimento e teleconsulta até o final de 2022.

As ações são resultado do contrato de gestão estabelecido com a Organização Social Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), para gerenciamento, operacionalização e execução das ações em serviços de saúde para a rede assistencial a saúde de Diadema.