Nova Balsa em São Bernardo inicia operação ampliada

Nova embarcação tem capacidade para transportar até 40 veículos de pequeno porte

 

Prefeitura entrega nova balsa com capacidade ampliada. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

A balsa que faz na Represa Billings entre Riacho Grande e o bairro Tatetos, iniciou a operação a nesta terça-feira (16/10), às 6h30. Com a reforma, a embarcação passou a transportar até 400 passageiros e 40 veículos de pequeno porte, o dobro da capacidade da antiga plataforma, que era de 200 passageiros e 18 veículos.

Com investimento de R$ 2,5 milhões, a obra de ampliação foi realizada pela Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) e incluiu ampliações na largura, no comprimento e na cabine de passageiros, além da pintura, troca de estruturas corroídas e reparo nos equipamentos. Para aumentar a capacidade de carga, o casco foi estendido de 12 para 18 metros na largura e de 35,80 para 41,20 metros no comprimento. Já o peso da balsa passou de 118 para 205 toneladas. Somente de aço, foram utilizadas 83,6 toneladas. Com a nova embarcação, o tempo de embarque é de 6 minutos e de travessia de, aproximadamente 4 minutos. A expectativa é a de que a nova plataforma reduza pela metade o tempo de espera, especialmente aos finais de semana.

A balsa que estava em funcionamento na Travessia João Basso, que tem capacidade para transportar até 300 passageiros e 18 veículos, passará a fazer a condução de carros e passageiros na travessia Bororé, que liga, pela represa Billings,o bairro do Grajaú à Ilha do Bororé, no extremo sul da capital paulista. A embarcação que atualmente realiza a travessia é menos da metade dessa capacidade, pois transporta até 140 passageiros e 10 veículos. A operação de troca está prevista para ocorrer entre os dias 10 e 11 de novembro.

- Publicidade -

A nova balsa passou por vistorias a seco e flutuando pela Marinha do Brasil, que autorizou o uso da embarcação para o transporte de passageiros.

O prefeito Orlando Morando esteve no local acompanhado do presidente da ETCSBC, Ademir Silvestre.

Por muitos anos, os usuários da balsa sofreram muito com o tempo de espera. Muitos foram os prefeitos que passaram neste período e nada fizeram. Ao assumir a gestão da Prefeitura de São Bernardo, assumimos o compromisso de ampliar a capacidade da embarcação na Travessia João Basso. Essa ampliação é fruto de muito trabalho da Prefeitura, uma vez que a cobrança por melhorias junto a Emae foi feita desde o início de nossa administração. Depois de assinar o termo de compromisso, a ETCSBC acompanhou de perto todas as etapas. Essa mudança traz mais qualidade de vida à população, pois reduzimos pela metade o tempo de espera”, afirmou Morando.

Share
Published by
Gislayne Jacinto

Recent Posts

Ribeirão Pires abre consulta pública para revisão do Plano Diretor

Moradores de Ribeirão Pires poderão contribuir com sugestões para o futuro da cidade até 29…

1 hora ago

Naeca garante a evolução clínica de crianças e adolescentes de São Caetano

Ele é um dos pacientes atendidos no Naeca (Núcleo de Atenção Especializada à Criança e…

1 hora ago

Trabalhadores na Movent autorizam Sindicato a tomar medidas jurídicas para garantir direitos

Presidente do Sindicato, Moisés Selerges, criticou a administração da Movent e reforçou que a decisão…

1 hora ago

Grand Prix de Vôlei Sênior chega ao ABC com patrocínio da Ossel Esportes

Torneio pioneiro na região do ABC reúne 200 atletas em partidas adaptadas para a terceira…

1 hora ago

Professores da USCS dão dicas para um carnaval com saúde e segurança

Pensando nisso, reunimos aqui dicas fornecidas por professores da Universidade Municipal de São Caetano do…

2 horas ago

Com drone e nebulizador, São Bernardo reforça treinamento e estratégia contra a dengue

Capacitação reuniu quase 500 agentes de saúde da cidade, visando aperfeiçoar trabalho preventivo contra dengue;…

2 horas ago