ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Nomeação de filho de secretário de Alaíde Damo levanta polêmica sobre nepotismo

Eduardo Zutin filho, do secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Mauá, Rogério Zutin, foi nomeado como assessor na Sama

Gislayne Jacinto
Última atualização: 02/02/2019 17:55
Por Gislayne Jacinto
Publicado 02/02/2019
Compartilhar

Eduardo Zutin filho, do secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Mauá, Rogério Zutin, foi nomeado como assessor na Sama

 

nepotismo
Rogério chegou a postar em sua página no Facebook que trabalhava na Sama, mas retirou a informação. Foto: Reprodução

 

A nomeação de Eduardo A. Zutin como chefe de Departamento na Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) levantou polêmica sobre a questão do nepotismo. O comissionado é filho do secretário de Meio Ambiente, . A nomeação é vista como problema, pois a legislação proíbe a contratação de parentes ligados a secretários.

A Súmula Vinculante numero 13, do STF (Supremo Tribunal Federal), veda a prática do nepotismo na administração pública. A proibição envolve parentesco até 3º grau.

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.”, diz a súmula.

A oposição ao governo de Alaíde Damo (MDB) já está de olho da nomeação e deve enviar a questão ao Ministério Público para a apuração dos fatos. Políticos que infringem a lei podem responder por improbidade administrativa.

A administração da prefeita em exercício foi procurada para responder a questionamentos sobre o salário de Eduardo, mas informou a reportagem que era para procurar a Sama. Mesmo assim, o governo afirmou que vai apurar o fato. “A Prefeitura de Mauá sugere entrar em contato com a Sama, pois ela é a detentora das informações sobre nomeações e salários, contudo, a Prefeitura também irá apurar todos os detalhes e informações para posterior questionamento e análise junto ao setor jurídico da administração”, informou nota oficial.

O secretário Rogério Zutin foi procurado, mas até o fechamento da reportagem não havia dado retorno para se posicionar sobre o assunto.

Parentes

Alaíde tem outros parentes na administração, no entanto, a lei de nepotismo permite nomeações para cargos do primeiro escalão. Até o momento foram indicados a nora Janete Damo, como secretária da Segurança Alimentar, a sobrinha Denise Debartolo, como secretária da Educação, o cunhado Ivo Damo, como Serviços Urbanos e Mobilidade, o cunhado Toninho Bertucci, como superintendente na Sama, e o cunhado Antonio Carlos Ferreira, como diretor da Sama.

nepotismo
Rogério Zutin é secretário do Meio Ambiente de Mauá. Foto: Redes Sociais

 

- Públicidade -
Tags:Alaíde Damomauánepotismoparentesprefeita em exercíciorogério zutinsamasecretário

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Justiça suspende um dos pedidos de impeachment de Atila
Próximo artigo População de Rio Grande da Serra sofre com a falta de médicos

Últimas notícias

São Paulo - Copinha
Em jogo truncado, São Paulo aproveita chances e avança às semis da Copinha
20/01/2026
Santos
Santos x Corinthians terá casa cheia: Peixe anunciou ingressos esgotados
19/01/2026
Cauly - São Paulo
Cauly interessa ao São Paulo, mas Bahia estabelece preço
19/01/2026
Acidente complica trânsito na alça de acesso à Via Anchieta em São Bernardo
Acidente complica trânsito na alça de acesso à Via Anchieta em São Bernardo
19/01/2026
Vini Jr - Real Madrid
Real Madrid: Vini recebe apoio de Mbappé
19/01/2026

Recomendadas

Casa do Trabalhador de Mauá tem 567 vagas de emprego para a próxima semana
MauáEconomia

Casa do Trabalhador de Mauá reúne 138 vagas de emprego

19/01/2026
GCM Mauá recupera objetos e prende autores de furto em UBS
Sem classificação

GCM Mauá recupera objetos e prende autores de furto em UBS

18/01/2026
Gari é flagrado jogando lixo em bueiro e revolta comerciantes em Mauá
MauáCidades

Gari é flagrado jogando lixo em bueiro e revolta comerciantes em Mauá

19/01/2026
Consórcio ABC retoma diálogo com lideranças do futebol amador da região
Santo AndréPolítica

Consórcio ABC retoma diálogo com lideranças do futebol amador da região

18/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?