VOLTAR
  • Cidades

No primeiro dia de testagem de idosos, São Caetano detecta 23 com Covid-19

Prefeitura testará nos próximos 20 dias cerca de 10 mil moradores entre 60 e 65 anos

  • Secretária de Saúde e prefeito Auricchio participaram nesta segunda-feira do início da testagem em massa nos idosos entre 60 e 65 anos.
    Foto: Gislayne Jacinto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 22/06/2020
  • Compartilhar:

Prefeitura testará nos próximos 20 dias cerca de 10 mil moradores entre 60 e 65 anos

 

Secretária de Saúde e prefeito Auricchio participaram nesta segunda-feira do início da testagem em massa nos idosos entre 60 e 65 anos. Foto: Gislayne Jacinto

 

A Prefeitura de São Caetano iniciou na manhã desta segunda-feira (22/06) a testagem em massa para covid-19 em idosos entre 60 e 65 anos. Segundo a Secretaria da Saúde, 23 moradores testaram positivo para a doença, de um total de 422 pessoas da terceira idade que comparecem no Drive Thru montado na Garagem Municipal, na Avenida Presidente Kennedy, 2.100.

O prefeito José Auricchio Júnior compareceu no local e informou que cerca de 10 mil idosos serão testados nos próximos 20 dias. Os testes serão realizados mediante agendamento, disponível no site coronavirus.saocaetanodosul.sp.gov.br.

“Saímos do segmento econômico, temos agora também testes no segmento de habitações populares, temos o Disk Coronavírus e agora passamos para a testagem em massa dos idosos, que são a população de maior risco. Limitamos até 65 anos por uma questão de logística, mas depois passaremos para outras faixas de idade”, afirmou o prefeito.

A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, também, ressaltou a questão da testagem em massa para ajudar a localizar pacientes com covid-19. “A testagem em massa, somada a outras ações, nos possibilita fazer um mapeamento da incidência do coronavírus em nossa cidade”, disse.

Vários idosos elogiaram a iniciativa da Prefeitura. “A população tem se mostrado grata porque se sente acolhida e protegida. A epidemia é grave e estamos mostrando caminhos possíveis para evitar a disseminação da doença em nossa cidade”, afirmou Auricchio ao defender a continuidade do isolamento social.

A moradora  Lourdes Topan, de 61 anos, está entr as que agradeceu a iniciativa. “Tomamos todo o cuidado quando saímos, mas há uma preocupação e o teste nos deixa mais tranquilos”, disse a moradora que ficou feliz ao receber o resultado negativo para o coronavírus. Ela estava acompanhada do marido, que também comemorou o resultado do exame.

Fabiana Regina Grossi Poleti, de 65 anos, também ficou mais tranquila ao realizar o exame que deu negativo para covid-19. “Sempre fica uma dúvida  e realizar o teste me deixa mais tranquila”, afirmou.

 Documentos

Durante a testagem, é necessária a apresentação de documento pessoal e comprovante de residência (ou o Cartão São Caetano), e o uso de máscara. O morador tem de chegar com, no máximo, 15 minutos de antecedência, para evitar aglomeração. São permitidas no máximo duas pessoas por carro.

Após o pessoal de 60 a 65 anos, a Prefeitura iniciará, gradativamente, os testes em outras faixas da terceira idade – as datas serão divulgadas oportunamente. São Caetano possui um dos maiores índices de longevidade do País (78 anos) e 21% de sua população é formada por idosos (cerca de 34 mil pessoas).

Somando os atendimentos no Drive Thru, no Disque Coronavírus, nos bloqueios de trânsito, no Inquérito Epidemiológico e nas habitações coletivas, além de servidores na linha de frente de combate à pandemia e pacientes dos hospitais, 33 mil pessoas já foram testadas, o que representa 20,5% da população da cidade. A manutenção dos programas e as novas estratégias deverão dobrar este percentual até o início de agosto.