No mês de aniversário, baile da terceira idade reúne mil pessoas

Mais visitadas

Evento faz parte do Programa “De Bem com a Vida”, que tem como objetivo proporcionar ao idosos práticas corporais e de lazer

baile
Mil idosos participaram d baile nesta sexta-feira. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

Em mais atividade no mês de festejos do aniversário de 465 anos de São Bernardo, a Prefeitura realizou, nesta sexta-feira (10/06), um baile dançante aos participantes do programa “De Bem com a Vida”. O evento reuniu mil pessoas, no salão Nobre da Associação dos Funcionários Públicos, no Centro. Com direito a tema “Era uma Vez”, decoração e pista de dança, os idosos aproveitaram a festa ao som ao vivo, da Banda Imagem.

Estava em casa, desanimada, pensando se iria participar da festa. Uma amiga passou na minha casa e me convenceu. Foi a melhor coisa que eu fiz. Estou me divertindo muito e me acabando na pista de dança. A vida é muito curta, e nós precisamos aproveitar todos os momentos”, disse Maria de Azevedo, 65 anos, participante do grupo da UBS União.

Já a aposentada, Maria Terezinha Menezes, 70 anos, também elogiou o baile. “Moro em São Bernardo desde que nasci e sou apaixonada por esta cidade. É maravilhoso de participar das comemorações do aniversário. Hoje, estou aqui, rodeada de amigos e celebrando os 465 anos da cidade. Não poderia estar mais feliz”, comemorou.

Com entrada gratuita, o baile foi organizado e custeado pelo Programa Municipal de Controle das IST/HIV/Aids/ Hepatites Virais do município. Além de festejar, ele também tem o objetivo de conscientizar à população sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

Infelizmente, as ISTs estão aumentando muito entre os idosos. Por isso, precisamos conscientizar à população sobre isso. Todos os participantes do baile ganharam um Kit completo, com preservativos e materiais informativos”, disse Carlos Alberto de Oliveira, coordenador do programa. O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, também participou da festa acompanhado do Diretor do Departamento de Atenção Básica, Rodolfo Strufaldi. Ele salientou que o baile tem como meta a confraternização e integração dos usuários do programa.

Todas as 34 Unidades Básicas de Saúde da cidade possuem o programa ‘De Bem com a Vida’, por isso escolhemos o dia de hoje, para que todos pudessem confraternizar, os usuários e os profissionais. O trabalho que é realizado dentro das UBS é de completa excelência e apresenta ótimos resultados. Tenho certeza, que muitos desses idosos, mudaram de vida após o início do programa”, explicou Reple.

O Programa

O “De Bem com a Vida” é realizado em todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e tem como objetivo proporcionar aos usuários, práticas corporais, de lazer e iniciativas que forneçam mais qualidade de vida à população com mais de 60 anos.

As atividades são realizadas duas vezes por semana e contam com o apoio de uma equipe multiprofissional, comporta por educadores sociais e físicos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas, entre outros. Por mês, são realizados em média 2.700 atendimentos.

Todas as práticas são gratuitas e os idosos são envolvidos em atividades como: massagem, dança, rodas de conversa, leitura, poesia, sarau, coral, relaxamento, práticas artesanais, práticas alimentares, cuidados pessoais, valores sociais, conscientização ambiental (reciclagem), ritmos, práticas corporais, danças circulares, oficinas de acordo com temas, eventos (bailes, encontros no parque, festivais gastronômicos), passeios, entre outras.

Saúde dos Idosos

No dia 21/06, foi inaugurado uma unidade de saúde exclusiva aos idosos. O Cuidadoso funciona nas dependências da UBS Rudge Ramos e realiza atendimento médico, com especialistas em geriatria, consultas odontológicas e orientações com farmacêuticos, sobre o uso correto de medicamentos.

Além disso, por meio do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), também são ofertados serviços de fisioterapia e fonoaudiologia, atendimentos com terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e atividades físicas, com o auxílio de educadores físicos. Os pacientes são referenciados pelas UBSs, através de uma avaliação médica, e encaminhados para realizar tratamento no Cuidadoso.

 

Mais publicações

1 COMENTÁRIO

  1. Boa noite !! Vocês pode me informar onde fica esse UBS, que atende os idosos aqui no Bairro Rudge Ramos?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações