VOLTAR
  • Cidades

No Feriado de Tiradentes país também celebra Dia da Polícia Civil e Militar

SSP destaca trabalho das polícias paulista que resultaram em quedas de indicadores criminais e aumento de apreensão de drogas no Estado de SP

  • No Feriado de Tiradentes país também celebra Dia da Polícia Civil e Militar.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/04/2021
  • Compartilhar:

SSP destaca trabalho das polícias paulista que resultaram em quedas de indicadores criminais e aumento de apreensão de drogas no Estado de SP

 

No Feriado de Tiradentes país também celebra Dia da Polícia Civil e Militar. Foto: Divulgação

 

Nesta quarta-feira (21) é comemorado nacionalmente o “Dia de Tiradentes”. Considerada feriado nacional, a data marca a morte de Joaquim José da Silva Xavier, dentista, comerciante, minerador e militar que ficou conhecido como herói nacional por ter lutado durante a ‘Inconfidência Mineira’ pela independência do Estado de Minas Gerais (MG) do domínio de Portugal, entre 1789 e 1792.

O que poucas pessoas sabem é que Tirantes – como Joaquim ficou popularmente conhecido – também é considerado patrono das Polícias brasileiras e por isso, nesta mesma data, comemora-se o Dia das Polícias Civil e Militar em todo o país.

Em homenagem aos mais de 100 mil policiais que atuam no Estado de São Paulo para garantir a segurança e proteção de toda a população, o secretário da Segurança Pública (SSP), João Camilo Pires de Campos, declara: “A história das polícias de São Paulo é feita pelos milhares de heróis e heroínas que cumprem diariamente a missão de proteger a sociedade. Nas múltiplas funções e especialidades desenvolvidas pelas Polícias Civil e Militar ao longo dos anos, todos são responsáveis por manter em pleno funcionamento a estrutura complexa e grandiosa que é o sistema de segurança pública paulista. Especialmente neste grave momento de crise sanitária, os agentes de São Paulo estão cumprindo sua missão com brilhantismo e demonstrando ao povo paulista o valor dessas instituições. Parabéns a todos por este dia”.

Polícias paulista em números

Os trabalhos de policiamento e operações desenvolvidos pelas polícias Civil e Militar no território paulista têm garantido a redução dos indicadores criminais e a manutenção da ordem pública. Nos dois primeiros meses do ano houve queda nos casos e vítimas de latrocínio, todas as modalidades de furtos e roubos em geral e de veículo, além dos indicadores de extorsão mediante sequestro.

As ações diárias ainda permitiram a apreensão de 40,2 toneladas de entorpecentes entre janeiro e fevereiro deste ano. O quantitativo é o maior da série histórica, iniciada em 20 anos, e também representa um aumento de mais de 120% em relação ao total de drogas apreendidas no primeiro bimestre de 2020 – quando foram recolhidas 18,1 toneladas.

Os dados são reflexo do empenho e dedicação dos policiais que atuam pela defesa da população e o cumprimento das Leis. Ainda nos primeiros meses deste ano, as atividades resultaram na prisão de 24.808 pessoas e apreensão de 1.865 armas de fogo ilegais, além do registro de 6.812 flagrantes por tráfico de drogas.