VOLTAR
  • Economia

No Dia do Empreendedor, S.Bernardo estimula cursos de qualificação e geração de renda

Programa gratuito forma moradores como incentivo à geração de novas oportunidades; cidade registra apenas em 2023 a abertura de 10,5 mil MEIs

  • No Dia do Empreendedor, São Bernardo estimula cursos de qualificação e geração de renda.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 05/10/2023
  • Compartilhar:

Programa gratuito forma moradores como incentivo à geração de novas oportunidades; cidade registra apenas em 2023 a abertura de 10,5 mil MEIs

Dia do Empreendedor

No Dia do Empreendedor, São Bernardo estimula cursos de qualificação e geração de renda. Foto: Divulgação

“Oportunidade única, qualidade excelente, com espaço, equipamentos e produtos de primeira categoria. Se fosse para dar uma nota ao curso, daria nota 1.000”. Com essa declaração é que a empreendedora Edna Freitas, de 48 anos e moradora do Irajá, classificou o curso de gastronomia da Prefeitura de São Bernardo em parceria com o Senac, intitulado Cardápio de Botequim, ministrado na Cozinha Pedagógica do Cenforpe. “Agregou muito aos meus conhecimentos na cozinha. Vai ajudar a aumentar a renda”, emendou. A munícipe tem empresa de buffet em sociedade com suas irmãs.

O curso integra o Programa Qualifica Mais, instituído no governo do prefeito Orlando Morando, que já formou mais de 5.000 pessoas, com o objetivo de capacitar moradores para a abertura do próprio negócio ou colocação no mercado de trabalho. A fórmula de sucesso do projeto, atestada pelos participantes na formatura, se dá em meio ao Dia Nacional do Empreendedor, celebrado em 5 de outubro, em uma homenagem justamente à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

“Em São Bernardo a gente comemora na prática, não apenas no discurso. Destacamos como prioridade da gestão o fomento ao empreendedorismo, geração de empregos e novas oportunidades para todos. Por isso, temos aqui essa importante parceria com o Senac, que oferece cursos gratuitos profissionalizantes. A Prefeitura investiu R$ 1 milhão na programação de cursos deste ano, disponibilizando mais de 1.600 vagas ao programa, com grande variedade e alternativas para atender à demanda”, sustentou o prefeito Orlando Morando.

A nova turma do Qualifica Mais com 28 alunos reforça o conceito impulsionado em São Bernardo. Desde 2017, a Prefeitura tem estimulado, além da incentivos e desburocratização na cidade, a ampliação da grade de cursos em convênio com o Senac, instituição de renome na educação profissionalizante. A programação de atividades é montada – em agenda entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, por meio da Sala do Empreendedor municipal, e Senac – pensando no fomento ao empreendedorismo e na demanda do mercado.

Diante do conjunto de medidas adotadas no município, apenas em 2023, conforme mapa do Painel de Empresas, do governo federal, São Bernardo registrou a abertura de 13.745 empresas. Destas, 10,5 mil se referem a MEIs (Microempreendedor Individual).

COMPLEMENTARES

O Mutirão do Emprego e Empreendedorismo de São Bernardo é outro projeto executado pela Prefeitura para estimular o setor. A ação itinerante leva serviços para os bairros da cidade, incluindo, em sua estrutura, atendimento móvel da Sala do Empreendedor, consultoria do Sebrae e van da CTR (Central de Trabalho e Renda).