ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Variedades

No Dia da Síndrome de Down escolas de S.Caetano celebram diversidade

Várias unidades escolares adotaram a campanha “Lots of socks”, “muitas meias”, na tradução do inglês, onde surgiu a campanha internacional de conscientização que se espalhou pelo mundo

Gislayne Jacinto
Última atualização: 26/03/2023 14:11
Por Gislayne Jacinto
Publicado 22/03/2023
Compartilhar

Várias unidades escolares adotaram a campanha “Lots of socks”, “muitas meias”, na tradução do inglês, onde surgiu a campanha internacional de conscientização que se espalhou pelo mundo

alunos em sala de aula
Várias unidades escolares adotaram a campanha “Lots of socks”, “muitas meias”, na tradução do inglês, onde surgiu a campanha internacional de conscientização que se espalhou pelo mundo. Foto: Divulgação/PSCS

Foi ressaltando a importância da diversidade enquanto valor humano e aprimorando-se para oferecer a todos os estudantes oportunidades equânimes de aprendizado que as escolas municipais de São Caetano vivenciaram, neste 21 de março, o Dia Mundial da Síndrome de Down.

Diversas escolas da rede adotaram à campanha “Lots of socks”, “muitas meias”, na tradução do inglês, onde surgiu a campanha internacional de conscientização que se espalhou pelo mundo. Os alunos compareceram às aulas usando meias coloridas e trocadas, para anunciar o respeito às diferenças. Segundo a educadora Adriana Assi, diretora da EMEF Leandro Klein, uma das unidades escolares que aderiu à ação de conscientização, o uso das meias trocadas foi um símbolo de que “a diversidade é a essência do ser humano”.

Reconhecendo a importância desta data, a equipe do Leandro Klein também proporcionou a seus alunos uma semana inteira de reflexões. Alunos do 1º ao 5º ano reuniram-se para uma palestra conduzida pela professora do AEE (Atendimento Educacional Especializado) Eloísa Céspede.

Além da palestra, assistiram ao filme “Uma amiga diferente! ”, que conta a história de um zangão filhote que conhece uma abelha diferente das outras e descobre nesse encontro uma amizade para toda a vida. “Com repertório sobre a síndrome, as reflexões fluíram. Surgiram muitas perguntas, depoimentos e relatos”, diz a diretora.

Mas não foram apenas os alunos que refletiram sobre a data. Os professores da escola também assistiram à palestra “A inclusão do estudante com Síndrome de Down”, proferida pela professora Eloísa Céspede. Segundo a educadora do AEE, os professores comparecerem à formação com grande interesse: “Em geral, eles buscam sugestões de materiais e atividades acessíveis aos alunos”.

Para a educadora Simone Borges, do Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, é por meio dessas iniciativas que as ações formativas desenvolvidas no Cecape, Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns, atingem toda a escola. “As professoras da AEE são as profissionais que levam à escola o processo formativo, dando continuidade ao trabalho de formação desenvolvido no Cecape”, diz Simone. Segundo a educadora , o principal objetivo desse trabalho, contínuo e regular, é conscientizar os profissionais da Educação sobre o respeito e atenção devidos à diversidade e especificidade de cada criança.

DIA MUNDIAL
O Dia Mundial da Síndrome de Down é comemorado em 21/3, para lembrar a chamada “trissomia do cromossomo 21”, responsável pela síndrome. A maioria das pessoas nasce com 46 cromossomos, divididos em 23 pares. Naquelas que têm Síndrome de Down, há uma terceira cópia do cromossomo 21 em todas as células do organismo. Essa condição genética pode estar associada a questões de saúde que comprometem o desenvolvimento físico e intelectual, e, por isso, a criança com Síndrome de Down precisa de estímulos que as ajudem a desenvolver o máximo de suas potencialidades.

Tags:dia da síndrome de downescolas municipais~prefeiturasão caetano

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior caminhada das águas Em Ribeirão Pires, Parque Oriental terá Day Park e Caminhada das Águas
Próximo artigo cratera na Antonio Piranga Diadema inicia obra de reparação da cratera na Avenida Antônio Piranga

Últimas notícias

Feirão de Empregos de Natal de São Bernardo oferece 7.500 vagas
Feirão de Empregos de Natal de São Bernardo oferece 7.500 vagas
12/12/2025
Carreta do Programa Agora Tem Especialistas inicia atendimentos em São Caetano
Carreta do Programa Agora Tem Especialistas inicia atendimentos em São Caetano
12/12/2025
Tite aceitou publicamente o nome do médico Aldemir Humberto Soares como o novo presidente da FUABC, mas quer indicar vice.
“É só deixar a vaidade de lado”, diz prefeito de São Caetano ao cobrar definição sobre eleição na Fundação do ABC
12/12/2025
Carlos Bolsonaro publica vídeo do pai soluçando na prisão e alerta para risco de vida
Carlos Bolsonaro publica vídeo do pai soluçando na prisão e alerta para risco de vida
12/12/2025
Governo Trump retira Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
Governo Trump retira Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
12/12/2025

Recomendadas

Equipes atuam desde terça-feira (9) na remoção de árvores, liberação de vias e manutenção emergencial em áreas afetadas Foto: Divulgação (PMETRP)
Ribeirão PiresCidades

Prefeitura reforça pronta-resposta após chuvas e ventos intensos em Ribeirão Pires

11/12/2025
São Bernardo inaugura EMEB Três Marias e amplia número de alunos atendidos em tempo integral
São BernardoCidades

São Bernardo inaugura EMEB Três Marias e amplia número de alunos atendidos em tempo integral

11/12/2025
Agora é oficial: Apresentador Tadeu Schmidt confirma Casa de Vidro do BBB 26 em São Caetano
São Caetano

Agora é oficial: Apresentador Tadeu Schmidt confirma Casa de Vidro do BBB 26 em São Caetano

12/12/2025
prefeito Marcelo Lima
São BernardoPolítica

Prefeito de São Bernardo anuncia pagamento de dissídio atrasado de 5 anos para servidores da Saúde

12/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?