VOLTAR
  • Cidades

No ABCD, secretária vistoria obras do maior piscinão da Grande SP

Novo reservatório Jaboticabal beneficiará diretamente mais de 500 mil pessoas das cidades de São Paulo, São Caetano do Sul e São Bernardo

  • Secretária vistoria obras do maior piscinão da grande SP.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 20/07/2023
  • Compartilhar:

Novo reservatório Jaboticabal beneficiará diretamente mais de 500 mil pessoas das cidades de São Paulo, São Caetano do Sul e São Bernardo

Obras no Piscinão

Secretária vistoria obras do maior piscinão da grande SP. Foto: Divulgação

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, vistoriou nesta quinta-feira, 20, as obras de construção do piscinão de Jaboticabal. O reservatório, será o maior da Região Metropolitana de São Paulo, e irá beneficiar cerca de 500 mil habitantes da região do ABC, que sofrem com os efeitos das chuvas. A execução dos trabalhos é de responsabilidade do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), autarquia vinculada à Semil.

Com investimento de R$ 323 milhões, a obra é uma demanda histórica da região e prevê minimizar os impactos das enchentes nas áreas próximas aos córregos Ribeirão dos Couros e dos Meninos. O reservatório deverá ocupar uma área total de 123 mil metros quadrados, com capacidade para armazenar até 900 milhões de litros de água da chuva – o equivalente a 360 piscinas olímpicas cheias. Ao todo, cerca de 150 empregos diretos já foram gerados com o andamento das obras, e a expectativa é de que tenham aproximadamente mais 1,8 mil postos até o final das intervenções.

“A partir da conclusão deste reservatório, a água acumulada será bombeada de volta para o rio, o mecanismo reduz o risco de alagamentos. As obras estão integradas a uma série de medidas que vêm sendo adotadas pela Secretaria e pelo DAEE, como a manutenção dos outros 27 piscinões da Região Metropolitana, com a função de absorver a água durante as chuvas para minimizar os impactos das cheias e das enchentes”, explica a chefe da pasta, Natália Resende.

Atualmente, a obra está com 38% de execução. Nesta etapa estão sendo realizadas a escavação, implementação de medidas para contenção do solo e de paredes nas bordas, onde já foram movimentados cerca de 230 mil metros cúbicos de terra. A previsão é de que o piscinão seja entregue até o segundo semestre de 2024.

Combate às enchentes

O piscinão funciona como uma várzea artificial dos rios, armazenando o excesso das águas das chuvas visando evitar enchentes. Cada estrutura construída possui um sistema de controle que é ajustado de acordo com as características de sua localização. A bacia de contenção conta com comportas, sistemas telemétricos de controle de nível nas entradas, saídas e no seu interior; sistemas de automação de partida e funcionamento das bombas de esvaziamento.

Importante ressaltar que o descarte irregular de lixo nas ruas e encostas ainda são os maiores causadores de alagamentos. O detrito é arrastado pela força das águas para os canais e galerias causando o entupimento, a colaboração dos munícipes para manutenção dos reservatórios é essencial.

Como funcionam

Durante o pico das chuvas, as galerias recebem a água, direcionando o excesso para o repositório, passando por paredes e escadarias que reduzem a velocidade da água. Ao atingir uma capacidade mínima, que é determinada por quantidade armazenada, as bombas são automaticamente acionadas e o escoamento é realizado por meio de uma tubulação, de volta ao rio.

Quando atingida a capacidade máxima, é emitido um alerta do sistema de controle de nível. Assim, serão tomadas outras decisões como por exemplo, o esvaziamento iniciado quando o canal consegue receber a vazão.

Onde são construídos

Após estudos hidrológicos a instalação e a construção são realizadas no leito dos cursos d’água ou nos arredores.