A Prefeitura de São Caetano iniciou nesta quarta-feira (17/o6) a testagem em massa em habitações coletivas, popularmente conhecidas como cortiços. O objetivo é identificar, especialmente, pessoas que contraíram o coronavírus e não apresentaram sintomas, e que, sem o diagnóstico, são potenciais transmissores da covid-19. No primeiro dia da ação, foram testadas 103 pessoas, sendo que 4 positivaram para o coronavírus. A meta da Secretaria de Saúde é levar o teste rápido aos 15 mil moradores de habitações coletivas da cidade.
O resultado de cada exame sai em até 15 minutos. “Queremos identificar os assintomáticos, que são propagadores do vírus sem saber”, disse o prefeito José Auricchio Júnior.
O morador Danilo Cazageira Silva, de 21 anos, gostou da oportunidade de fazer o teste gratuitamente. “Eu não teria condições financeiras de fazer o teste pago”, disse o morador do Bairro Santa Paula.
Outro morador da localidade, o jornalista e escritor Hildebrando Pafundi, de 80 anos, também elogiou a ação. “É uma grande iniciativa. Outras prefeituras deveriam fazer o mesmo, já que combate uma doença grave e sem tratamento”, avaliou, para, em seguida, mostrar satisfação com o resultado negativo do teste. “O coração está aliviado.”
Vizinha do sr. Hildebrando, Maria do Carmo Santos Oliveira também testou negativo para o coronavírus. “Fico mais tranquila, mas continuarei adotando todos os cuidados para que essa doença não chegue perto de mim.”
Violência doméstica em São Bernardo do Campo resulta em prisão em flagrante de homem
Viatura da GCM foi abordada no centro da cidade por dois homens que estavam no…
Motorista foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde a embriaguez foi confirmada por meio…
Sediado no Parque da Juventude, etapa do principal campeonato de skate park do Estado conta…
Em sua 4ª edição na cidade, Taça das Favelas tem partidas que ocorrem na Arena…
Obras que tornaram a Casa da Palavra totalmente acessível a pessoas com deficiência, contemplou ainda…