VOLTAR
  • Política

Nascido em Ribeirão Pires, Geninho Zuliani será vice de Rodrigo Garcia

Rodrigo Garcia escolhe candidatos a vice e ao Senado, consolidando a maior coligação das eleições em SP

  • Nascido em Ribeirão Pires, Geninho Zuliani será vice de Rodrigo Garcia; Edson Aparecido disputará o Senado.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 04/08/2022
  • Compartilhar:

Rodrigo Garcia escolhe candidatos a vice e ao Senado, consolidando a maior coligação das eleições em SP

rodrigo, geninho e edson

Nascido em Ribeirão Pires, Geninho Zuliani será vice de Rodrigo Garcia; Edson Aparecido disputará o Senado. Foto: Divulgação

O deputado federal Geninho Zuliani, do União Brasil, será o candidato a vice e o ex-secretário de saúde da capital Edson Aparecido, do MDB, foi escolhido como nome para o Senado na chapa de Rodrigo Garcia (PSDB) para concorrer nas eleições de outubro em São Paulo. O anúncio foi confirmado nesta quinta-feira (04/08) pela pré-campanha, que além de PSDB, União Brasil e MDB, também reúne Podemos, Cidadania, Solidariedade, PROS, Avante, Patriota e PP.

Geninho Zuliani nasceu em Ribeirão Pires e se mudou ainda na infância para Olímpia, onde fez carreira política como vereador e prefeito da cidade. Ele é formado em Gestão Pública pela Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) e pós-graduado em Master em Liderança e Gestão pelo CLP (Centro de Lideranças Públicas).

Ao apostar no turismo como vocação natural de Olímpia, transformou a realidade do município, diversificando a sua economia que era dependente basicamente da agricultura. A cidade é hoje considerada o primeiro distrito turístico de São Paulo e recebe mais de 3 milhões de visitantes por ano. É a segunda no Estado e a quinta no Brasil em número de leitos hoteleiros.

A primeira eleição como vereador de Geninho ocorreu em 1996 e, após ser reeleito, se tornou presidente da Câmara. O bom desempenho no Legislativo o levou a disputar eleição no Executivo. Tornou-se o mais jovem prefeito da cidade nas eleições de 2008. Reelegeu-se com votação recorde em 2012.

Em 2018, ele concorreu para deputado federal. Foi eleito com quase 90 mil votos e, em 3 anos e meio de mandato, apresentou mais de 900 propostas legislativas na Câmara dos Deputados. Sua maior bandeira foi garantir a aprovação do Marco Legal do Saneamento Básico, instituído por meio da Lei 14.026/2020, da qual foi relator. A legislação, que acaba de completar dois anos, tem gerado mais segurança jurídica e atraído investimentos privados ao setor.

Casado, pai de três filhos, Geninho Zuliani é presidente do União Brasil em São José do Rio Preto, onde reside.

Senador Edson Aparecido

A escolha de Edson Aparecido se deu pela sua vasta experiência como homem público, coroada pela recente atuação à frente da Secretaria de Saúde na capital na gestão Bruno Covas e Ricardo Nunes no enfrentamento à pandemia, levando a cidade de São Paulo a se tornar referência mundial em vacinação contra o coronavírus.

Nascido em São Paulo em 1957, Edson Aparecido dos Santos iniciou sua trajetória política na década de 1970, ao participar dos movimentos estudantis e do Movimento Diretas Já. É formado em História pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Ele participou da coordenação da campanha de Mário Covas para presidente em 1989.

Atuou como coordenador da campanha de José Serra para o Senado em 1994 e foi assessor político do ministro das Comunicações Sérgio Motta, de 1995 a 1997. Teve dois mandatos como deputado estadual (1999 a 2006) e dois como deputado federal (2007 a 2014).

Edson foi secretário de Desenvolvimento Metropolitano em 2011 e, em seguida, secretário de Estado da Casa Civil, permanecendo até 2014 no cargo. Voltou para a Casa Civil em 2015 e deixou o cargo em 2017 para assumir a Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação). Foi em 2018 que assumiu a Secretaria de Saúde da capital, tendo como maior desafio o enfrentamento da pandemia da Covid-19 na maior cidade a América Latina.

Edson é casado e tem dois filhos.