VOLTAR
  • Política

Na posse de Regina Maura, prefeitos pedem mudanças na Fundação do ABC

Nova presidente da Fuabc afirma que nos últimos anos prefeitos ficaram magoados devido a um distanciamento da entidade

  • Na posse de Regina Maura, prefeitos pedem mudanças na Fundação do ABC.
    Foto: Gislayne Jacinto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 11/02/2022
  • Compartilhar:

Nova presidente da Fuabc afirma que nos últimos anos prefeitos ficaram magoados devido a um distanciamento da entidade

regina maura e prefeitos do ABC

Na posse de Regina Maura, prefeitos pedem mudanças na Fundação do ABC. Foto: Gislayne Jacinto

A ex-secretária de Saúde de São Caetano Regina Maura Zetone foi empossada na noite desta quinta-feira (10/2) como a nova presidente da Fundação do ABC (FUABC). Várias autoridades compareceram para prestigiar Regina, mas o ponto alto foram os discursos de Orlando Morando (São Bernardo), José Auricchio Júnior (São Caetano) e Paulo Serra (Santo André).

Morando destacou em seu discurso as dificuldades enfrentadas pela entidade , principalmente na questão de administração e política. Sem citar nomes, Orlando Morando afirmou que é  é preciso acabar “com nepotismo de CNPJ”.

De acordo com Morando, foram detectados vários problemas na Fuabc, especialmente na parte das finanças e que o patrimônio da Fundação do ABC não cobre 10% dos débitos e criticou o apadrinhamento de médicos.

“Acabou o nepotismo nas prefeituras, aliás que bom que acabou. Aqui na Fundação precisa acabar com o nepotismo de CNPJ. Precisa ter coragem, porque isso aqui é uma instituição da sociedade e não é uma instituição para servir uma panelinha, não é uma instituição para servir os amigos dos amigos, seja qual for a mantida. Eu disse a vocês em reunião e digo em público, que comece pela mantida de São Bernardo, porque se tiver panelinha de médico por lá, então tem que acabar. Chega de proteger meia dúzia enquanto o cidadão não tem hospital”, afirmou o prefeito de São Bernardo.

Paulo Serra  e o andreense afirmou  ter tido a impressão que Santo André não era bem quista na instituição. “Apesar de a nossa cidade ser sede da Fundação, em muitos momentos tivemos a impressão tácita que parte do grupo não queria mais que Santo André fizesse parte da instituição”

O prefeito Auricchio também deu seu ponto de vista com relação à situação da entidade. “Precisa de freio de arrumação e um padrão de governança diferenciado sem base em humores políticos”

O que pensa Regina Maura

Regina Mauá disse que seu primeiro ato será fazer um raio X da entidade. “Eu já iniciei algumas atividades que eu vou dar continuidade, especialmente, fazer visitas às unidades gerenciadas, conhecer os dirigentes de cada uma das unidades, conheci alguns aqui, mas eu quero conhecer lá e logo, tanto o serviço como as pessoas que trabalham lá, e  saber quais os problemas que eles têm, como a gente pode ajudar pra resolver. Acho que é o papel da  presidência não só se ficar esperando o que acontece, mas especialmente ir de encontro a com a necessidade para evitar qualquer problema”, afirmou.

Quanto ao discurso dos prefeitos, Regina também comentou e compreendeu cada um dos posicionamentos.

“Houve um distanciamento que a Fundação teve dos prefeitos e de instituidores e acabou magoando até os três perfeitos, porque acabou que a posição da presidência ficando totalmente independente. Ela é independente, mas há uma necessidade de prestação de contas, não só pra procuradoria, não só para a promotoria de fundações, mas também dos prefeitos instituidores porque o que acontecesse de errado na instituição iria refletir para os três prefeitos”, disse.  “Eles se sentiram realmente fora do processo. Atitudes tomadas de forma independente da vontade ou da opinião do secretário de Santo André. Então, isso chateia quem é o pagador, o ordenador de despesas é o secretário, como é que ele não pode opinar ou dizer dessa forma não, é da outra. Com relação ao nepotismo CNPJ é uma coisa que é um departamento  vai ser obrigado a avaliar, pois esta é uma   história que está sendo contada que eu não tenho conhecimento”, afirmou a nova presidente da Fundação.

Posse

A posse de Regina Maura contou a a presença de vários vereadores, principalmente de São Caetano, secretários municipais, além de  o reitor da Faculdade de Medicina do ABC, David Uip, e do deputado estadual Thiago Auricchio (PL).