Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Variedades

Na pandemia, divórcios registram recorde histórico no Brasil em 2020

Segundo semestre teve o maior número de dissoluções matrimoniais desde o início da prática do ato, em 2007. Variação de 2019 chegou a 15%, superior à média histórica de 2%

Última atualização: 03/03/2021 15:32
Por Gislayne Jacinto
Publicado 03/03/2021
Compartilhar

Segundo semestre teve o maior número de dissoluções matrimoniais desde o início da prática do ato, em 2007. Variação de 2019 chegou a 15%, superior à média histórica de 2%

 

Na pandemia, divórcios registram recorde histórico no Brasil em 2020. Foto: Reprodução

 

O longo período de convivência contínua entre casais durante a pandemia e a facilitação do processo de divórcio em Cartórios de Notas, agora também realizados pela internet pela plataforma (https://www.-enotariado.org.br), já apresentam seus reflexos para as famílias brasileiras. Levantamento do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), entidade que reúne os Cartórios de Notas do País, aponta que o segundo semestre de 2020 registrou o maior número de dissoluções matrimoniais desde o início da prática do ato em Cartório, em 2007.

O número total de 43.859 divórcios extrajudiciais, realizados diretamente em Cartórios de Notas, no segundo semestre de 2020 no Brasil, é 15% maior do que as 38.174 dissoluções matrimoniais ocorridas no segundo semestre de 2019. A variação de um ano para outro é ainda superior em 13 pontos percentuais à média histórica nacional, que apontava crescimento anual de 2% nos divórcios em Cartórios desde 2010, ano em que foi introduzido o divórcio direto no Brasil (Emenda Constitucional nº 66/2010). Outubro foi o mês com maior número de divórcios desde 2007 – mais de 7,6 mil no País.

“Este ano atípico de 2020 provocou muitas mudanças, tanto na convivência entre as pessoas, como também na prestação de serviços aos cidadãos. Os Cartórios de Notas obtiveram a autorização nacional para prestarem uma série de serviços em meio eletrônico, possibilitando que os cidadãos resolvessem seus problemas, tanto pessoais como patrimoniais, sem sair de casa, contribuindo com o isolamento social e evitando que situações de má convivência permanecessem sem serem solucionadas”, explica a presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, Giselle Oliveira de Barros.

Registros nos estados

O crescimento anual de divórcios é reflexo do aumento no número destes atos em 22 Estados e no Distrito Federal, com crescimento significativo no segundo semestre do ano passado. Os percentuais foram: Acre (50%), Alagoas (21%), Amazonas (17%), Ceará (14%), Distrito Federal (26%), Espírito Santo (30%), Goiás (19%), Maranhão (19%), Minas Gerais (11%), Mato Grosso do Sul (49%), Mato Grosso (15%), Pará (14%), Paraíba (19%), Pernambuco (34%), Paraná (13%), Rio de Janeiro (8%), Rio Grande do Norte (26%), Rondônia (54%), Roraima (26%), Rio Grande do Sul (7%), Santa Catarina (9%), Sergipe (21%) e São Paulo (18%).

Entre as unidades federativas que registraram aumento, 16 bateram o recorde histórico de divórcios no período, sendo elas Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Não houve aumento no número de divórcios nos Estados do Amapá, Bahia, Piauí e Tocantins.

Quando somados aos números do primeiro semestre do ano, o total de divórcios em 2020 não ultrapassa os realizados em 2019, em razão da interrupção dos serviços nos Cartórios nos meses de março e parte de abril, além das medidas restritivas adotadas nos meses subsequentes para a manutenção do distanciamento social. Além disso, em julho foi iniciada a prática de atos de forma online, autorizadas pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio da plataforma e-Notariado.

Como fazer um divórcio online

Para realizar o divórcio em Cartório de Notas, o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes. O processo pode ser realizado de forma totalmente online, por meio da plataforma e-Notariado (https://www.e-notariado.org.br), onde o casal, em posse de um certificado digital emitido de forma gratuita por um Cartório de Notas, poderá declarar e expressar sua vontade em uma videoconferência conduzida pelo tabelião.

Os serviços desta plataforma também estão disponíveis em dispositivos móveis. Pelo e-Notariado também é possível realizar testamentos, inventários, uniões estáveis, escrituras de compra e venda e muitos outros atos. Os valores são os mesmos praticados nos serviços presenciais e regulamentados em tabela definida por lei estadual.

Sobre o CNB – Colégio Notarial do Brasil

O Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) é a entidade de classe que representa institucionalmente os tabeliães de notas brasileiros e reúne as 24 Seccionais dos Estados. O CNB/CF é filiado à União Internacional do Notariado (UINL), entidade não governamental que reúne 88 países e representa o notariado mundial existente em mais de 100 nações, correspondentes a 2/3 da população global e 60% do PIB mundial.

 

Tags:Brasilcartórioscasaisdivórciospandemiaseparação

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Prisão foi feita por policiais do Deic Deic apreende 1,8 tonelada de fios de cobre em São Caetano  
Próximo artigo Covid-19: Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta

Últimas notícias

Após polêmica, governo federal recua e arcará com traslado de Juliana para o Brasil
Após polêmica, governo federal recua e arcará com traslado de Juliana para o Brasil
26/06/2025
Tarcísio de Freitas anuncia R$ 30 milhões para revitalização da Prainha do Riacho Grande
Tarcísio de Freitas anuncia R$ 30 milhões para revitalização da Prainha do Riacho Grande
26/06/2025
Policial Militar de folga reage com 12 disparos a tentativa de roubo em Santo André
PM de folga reage com 12 disparos a tentativa de roubo em Santo André
26/06/2025
Complexo ambiental recebeu melhorias como readequação das trilhas ecológicas e renovação das coberturas do Borboletário e da estufa de plantas
Taka entrega Borboletário e Jardim Botânico reformados em Diadema
26/06/2025
Carro invade estacionamento do Assaí em Ribeirão Pires e colide em vários veículos
Carro invade estacionamento do Assaí em Ribeirão Pires e colide em vários veículos
25/06/2025

Recomendadas

Pedido de casamento viraliza e cosplayers marcam cerimônia nórdica em Paranapiacaba
Santo AndréCultura e LazerVariedades

Pedido de casamento viraliza e cosplayers marcam cerimônia nórdica em Paranapiacaba

21/06/2025
Empresário de Diadema que ganha prêmio internacional em Portugal
DiademaEconomiaVariedades

Empresário de Diadema ganha prêmio internacional em Portugal

19/06/2025
Ribeirão Pires reduzirá em até 60% o consumo de energia elétrica com painéis solares
Ribeirão PiresCidadesVariedades

Ribeirão Pires reduzirá em até 60% o consumo de energia elétrica com painéis solares

17/06/2025
Doutora especialista em comportamento ensina como promover bem-estar entre doguinhos e felinos e evitar ansiedade
Espaço PetCidades

Sozinhos em casa, cães e gatos podem sofrer com ansiedade de separação

14/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?