VOLTAR
  • Economia

Mutirão do emprego de São Bernardo atrai mais de 1.500 pessoas

Ação ocorreu nesta segunda-feira, no Dia do Trabalhador, outras atividades estão previstas para esta semana 

  • Mutirão do emprego de São Bernardo atrai mais de 1.500 pessoas.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 02/05/2023
  • Compartilhar:

Ação ocorreu nesta segunda-feira, no Dia do Trabalhador, outras atividades estão previstas para esta semana

pessoas no Mutirão do emprego de São Bernardo

Mutirão do emprego de São Bernardo atrai mais de 1.500 pessoas. Foto: Divulgação

O Mutirão de Emprego da Prefeitura de São Bernardo efetivado nesta segunda-feira, feriado de 1º de Maio, registrou atendimento presencial de 1.502 pessoas no período das 6h às 17h.

A ação foi realizada na Central de Trabalho e Renda (CTR), reestruturada e simbolicamente escolhida para recepcionar os interessados nas vagas, cerca de 850 no total, disponibilizadas entre 38 empresas parceiras na iniciativa.

“Mais uma ação de sucesso relacionada ao estimulo à geração do emprego em São Bernardo que se transformou em marca. O mutirão é uma nova modalidade de política pública implantada na cidade para movimentar a criação de oportunidades de trabalho e renda, atingindo o alvo de intermediação do público com as empresas. Esse conceito aplicado se mostrou exitoso, assim como os feirões, já consolidados no município. Desta forma, temos galgado números extremamente eficazes junto ao Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), coletado pelo governo federal”, destacou o prefeito Orlando Morando.

A faixa salarial das oportunidades variou de R$ 1.320 a R$ 4.000, entre diversas áreas de atuação profissional, incluindo serviços, comércio e construção civil. A lista de funções ofertadas no dia do evento foi composta por auxiliar de logística, vendedor, operador de máquina, operador de empilhadeira, atendente, balconista, pedreiro, entre outros, além de postos voltados exclusivamente a PCDs (Pessoas com Deficiência) – cargos para todos os níveis de escolaridade.

Especializado em desenho artístico e design, Guilherme Souza Pinho, de 19 anos, se dirigiu ao local esperançoso em alcançar o primeiro emprego com carteira assinada. “Estou na busca de emprego formal. Apesar de jovem, tenho três anos como autônomo na área de desenho e quadrinhos. Todo empenho vale a pena: participei e tirei dúvidas. Organizado. Muito bom.” Em outro cenário, Tiago Moura, 63 anos, tenta recolocação no mercado para complementar sua renda de aposentado. Morador do Jardim do Lago, ele valoriza a experiência e exalta a ação. “Abre oportunidades. Exerci 20 anos a área de produção e mais 10 em logística. A idade, infelizmente, pesa, torna difícil, mas estou confiante.”

Desempregada há quatro meses, Maria Ednalva dos Santos, 56 anos, disse que correu para o mutirão depois de assistir a repercussão da medida na mídia. “Acordei cedo, vi por meio da reportagem, peguei o endereço e vim direto. Me candidatei às vagas de auxiliar de produção, de limpeza e controlador de acesso. Tenho prática nas três funções e saio com expectativa positiva. A iniciativa da Prefeitura é bastante válida, benéfica para a população, pois boa parte dela precisa disso, hoje no trabalho informal.”

Mutirão do Emprego

Mutirão do Emprego ocorreu nesta segunda-feira, no Dia do Trabalhador, outras atividades estão previstas para esta semana. Foto: Divulgação

 SEMANA ESPECIAL

Como medida complementar, a Administração municipal vai realizar uma semana especial do trabalho, concretizando mutirões itinerantes nos dias subsequentes. Com a conclusão do Mutirão do Emprego na segunda, a Prefeitura organiza a atividade nesta terça-feira (2/5) na Praça da Matriz (Rua Marechal Deodoro), das 10h às 16h, com vans da CTR e Sebrae, bem como atendimento móvel da Sala do Empreendedor e do Banco do Povo.

O Riacho Grande receberá a ação nesta quarta-feira (3/5). A medida seguirá para o Rudge Ramos (Largo do Rudge) e Parque Imigrantes (Rua José Martins Fernandes) na quinta (04/5) e sexta (5/5), respectivamente, no mesmo horário.

A ação é elaborada pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo. “São Bernardo está na vanguarda na criação de vagas de trabalho no Grande ABC. Essa iniciativa irá contribuir para primeiro emprego e recolocação no mercado”, reforçou o titular da Pasta, Hiroyuki Minami.