Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Variedades

Mutirão diagnostica 17 casos de câncer de pele em Sto.André

Parceria entre Prefeitura de Santo André e Faculdade de Medicina do ABC viabilizou atendimento gratuito a 157 pessoas

Última atualização: 09/12/2019 12:35
Por Gislayne Jacinto
Publicado 09/12/2019
Compartilhar

Parceria entre Prefeitura de Santo André e Faculdade de Medicina do ABC viabilizou atendimento gratuito a 157 pessoas

Mutirão do ‘Dezembro Laranja’ diagnostica 17 casos de câncer de pele em Santo André. Foto: Divulgação

 

A Prefeitura de Santo André e a Faculdade de Medicina do ABC realizaram neste sábado (07/12) atendimentos gratuitos contra o câncer de pele. O mutirão das 9h às 15h ocorreu no Centro Médico de Especialidades da rua Xavier de Toledo, no Centro, e recebeu 157 pacientes. Desses, 17 foram diagnosticados com câncer de pele e encaminhados para tratamento especializado. A campanha integrou o “Dezembro Laranja”, uma iniciativa organizada nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Os interessados participaram inicialmente de palestra de 10 minutos sobre os riscos para o câncer de pele e as formas de prevenção. Em seguida, todos passaram por atendimento específico, com realização de exames dermatológicos e de dermatoscopia (avaliação de assimetria, bordas, coloração e diâmetro das pintas). “O índice acima de 10% de pacientes com tumores de pele diagnosticados no mutirão é preocupante e revela a importância desse tipo de iniciativa, que leva o atendimento até a população”, considera a professora de Dermatologia da FMABC, Dra. Cristina Laczynski, que coordena a campanha no ABC Paulista.

Cerca de 40 profissionais da Medicina ABC estiveram envolvidos nos atendimentos, entre dermatologistas, médicos residentes e alunos de Medicina membros da Lapac – Liga de Atendimento e Prevenção às Afecções Cutâneas.

 

Parceria entre Prefeitura de Santo André e Faculdade de Medicina do ABC viabilizou atendimento gratuito a 157 pessoas. Foto: Divulgação

 

ALTA INCIDÊNCIA

Causado pelo efeito cumulativo da radiação solar, o câncer de pele normalmente se manifesta na população acima de 50 anos. “É importante que as pessoas se conscientizem da necessidade da prevenção e passem periodicamente por avaliação dermatológica. A maioria dos casos de câncer de pele identificados em fase inicial é curável. O importante é buscar o diagnóstico precoce para proporcionar melhor prognóstico”, explica Laczynski.

A doença é provocada pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Conforme detalhado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, existem diferentes tipos de câncer da pele, que podem se manifestar de formas distintas. Os mais comuns são o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelu­lar – chamados de cânceres não melanoma –, que apresentam altos índices de cura quando diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o câncer de pele mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. No entanto, quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), todos os anos surgem mais de 170 mil novos casos de câncer da pele – o tumor de maior incidência no País. A doença corresponde a 30% de todos os tumores malignos no Brasil. As principais características de risco são a presença de sardas, antecedentes na família, ferimentos que não cicatrizam com facilidade, pintas, sinais e verrugas que mudam de tamanho e cor, assim como lesões avermelhadas.

O horário que apresenta risco mais acentuado de exposição ao sol e que deve ser evitado é entre 10h e 16h, quando há maior incidência de raios ultravioletas. O filtro solar com mínimo de 30 FPS (fator de proteção solar) ainda é um dos principais meios de proteção e deve ser passado a cada duas horas ou após longos períodos de imersão na água. O uso de chapéus de abas largas, de óculos de sol com proteção UV e de roupas que cubram boa parte do corpo, diminuindo a exposição direta da pele ao sol, também é recomendado pelos dermatologistas.

MUTIRÃO NACIONAL

A campanha nacional da Sociedade Brasileira de Dermatologia contou com mais de 130 postos de atendimento em todo o Brasil, com envolvimento de cerca de 4.000 médicos dermatologistas voluntários, que somaram forças para a prestação de atendimento e esclarecimento quanto à importância de adotar medidas preventivas. Esta foi a 21ª edição da campanha da SBD. Na região do ABC, a ação é coordenada pela disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC desde a primeira edição, há mais de duas décadas.

Tags:câncer de peledezembro laranjadoagnósticomutirãosando andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Circo di SóLadies apresenta no domingo Choque-Rosa no SESC Sto.André
Próximo artigo Sto.André abre chamamento para uso de 6 residências em Paranapiacaba

Mais lidas

Dengo Chocolates inaugura nova loja no Shopping ABC
Dengo Chocolates inaugura nova loja no Shopping ABC
12/05/2025
Fernanda Bertoncini assume a Comunicação da Prefeitura de Ribeirão Pires
Fernanda Bertoncini assume a Comunicação da Prefeitura de Ribeirão Pires
12/05/2025
Dia D de vacinação em Ribeirão Pires imunizou 800 pessoas contra a influenza
Dia D de vacinação em Ribeirão Pires imunizou 800 pessoas contra a influenza
12/05/2025
Região ganha obras de pavimentação em 22 ruas; intervenção no asfalto das vias acontecem em 2 etapas com previsão de término em até 60 dias
Em São Bernardo, Sítio Bom Jesus recebe investimento de R$ 5,7 milhões para asfalto
12/05/2025
Motoboys morrem em acidente em Rio Grande da Serra
Motoboys morrem em acidente em Rio Grande da Serra
12/05/2025

Recomendadas

Braskem lança programa de capacitação para fortalecer pequenos negócios no ABCD
Variedades

Braskem lança programa de capacitação para fortalecer pequenos negócios no ABCD

09/05/2025
Sino da matriz de São Bernardo tocam em homenagem ao novo Papa
CidadesVariedades

Sino da matriz de São Bernardo tocam em homenagem ao novo Papa

09/05/2025
Robert Prevost é o novo Papa e o 1º Norte-Americano a comandar a Igreja Católica
CidadesVariedades

Robert Prevost é o novo Papa e o 1º Norte-Americano a comandar a Igreja Católica

08/05/2025
Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus
CidadesDestaque 2Variedades

Conclave: Quem substituirá o Papa Francisco? Lista de favoritos tem brasileiro  

06/05/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?