VOLTAR
  • Cidades

Museu de Mauá é arrombado; moradores cobram segurança

Foram levados botijões de gás, canecas e panelas; prefeitura não se manifestou sobre o assunto

  • Museus de Mauá é arrombado nesta madrugada.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 23/06/2018
  • Compartilhar:

Foram levados botijões de gás, canecas e panelas; prefeitura não se manifestou sobre o assunto

museu de mauá

Museu de Mauá é arrombado nesta madrugada. Foto: Divulgação

O Museu Barão de Mauá, que fica na avenida Getúlio Vargas, 276, Jardim Guarani, foi invadido na madrugada deste sábado (23/06). A cozinha foi arrombada e roubaram botijões de gás, canecas de alumínio, panelas e deixaram o local com lixo no chão. Essa é a segunda invasão do ano.

O fato causou indignação aos moradores que fizeram várias postagens em grupos de Facebook devido a falta de segurança do local. Tathy Nunes, membro do Condephaat (Conselho de Defesa do patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) foi uma delas. Ela disse que já foi solicitada a designação de GCM (Guardas Civis Municipais) para fazer a segurança no local, mas nunca foi viabilizado pela Prefeitura. O pedido vem desde gestões passadas.

Recentemente, o vereador Chiquinho do Zaíra (PT do B), da bancada de oposição, também fez requerimento no qual solicitou a vigilância para o museu.

História

O Museu de Mauá conta com um acervo de fotografias, objetos e documentos relacionados à história de Mauá. Trata-se de principal centro de pesquisa de história da cidade, responsável pela conservação e divulgação da memória do município. O espaço é tombado como patrimônio histórico da cidade.

A prefeitura foi procurada, mas até o fechamento da reportagem não havia dado retorno para se posicionar.