VOLTAR
  • Brasil
  • Cidades

Mulheres podem se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro

Diferente do alistamento obrigatório para homens, esta medida oferece 1.465 vagas iniciais distribuídas em 28 municípios e 14 estados

  • Mulheres podem se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro.
    Foto: Agência Brasil
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 12/12/2024
  • Compartilhar:

Diferente do alistamento obrigatório para homens, esta medida oferece 1.465 vagas iniciais distribuídas em 28 municípios e 14 estados

mulheres no Exército

Mulheres podem se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro. Foto: Agência Brasil

A partir de 1º de janeiro de 2025, mulheres que completarem 18 anos no próximo ano poderão se alistar nas Forças Armadas de forma voluntária. Diferente do alistamento obrigatório para homens, esta medida oferece 1.465 vagas iniciais distribuídas em 28 municípios e 14 estados.

Conforme o Ministério da Defesa, serão 1.010 vagas para o Exército, 155 para a Marinha e 300 para a Aeronáutica. O objetivo é aumentar gradualmente a participação feminina, alcançando até 20% do total de vagas.

O alistamento pode ser feito online ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar. As interessadas precisam apresentar certidão de nascimento ou documento de naturalização, comprovante de residência e documento oficial com foto.

Processo de Seleção
O recrutamento inclui várias etapas: alistamento, seleção geral, seleção complementar, designação, distribuição e incorporação. As candidatas passarão por entrevistas, exames clínicos, laboratoriais e testes físicos.

As mulheres poderão escolher a força de preferência, mas a decisão final levará em conta a aptidão, especificidades de cada instituição e a disponibilidade de vagas.

Uma vez incorporadas, as recrutas ocuparão a graduação de soldado ou marinheiro-recruta, com os mesmos direitos e deveres dos homens. O serviço militar terá duração de 12 meses, com possibilidade de extensão por até oito anos. A incorporação ocorrerá em março ou agosto de 2026.