VOLTAR
  • Cidades

Mulher tem bebê dentro do banheiro do Hospital da Mulher de Santo André

Prefeitura afirma que vai instaurar processo administrativo para apurar eventual anormalidade no atendimento prestado

  • Mulher tem bebê dentro do banheiro do Hospital da Mulher de Santo André.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 05/05/2022
  • Compartilhar:

Prefeitura afirma que vai instaurar processo administrativo para apurar eventual anormalidade no atendimento prestado

Hospital da Mulher de Santo André

Mulher tem bebê dentro do banheiro do Hospital da Mulher de Santo André. Foto: Divulgação

Uma mulher teve seu bebê quando foi utilizar o banheiro do Hospital da Mulher.  A Prefeitura informou que vai instaurar processo administrativo para apurar qualquer anormalidade no atendimento prestado à paciente.  Nenhum profissional acompanhou a gestante que entrou em trabalho de parto no banheiro.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a mulher havia procurado atendimento em São Paulo e posteriormente foi para Santo André. A administração nega que tenha havido demora no atendimento à gestante.

“A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que a paciente foi prontamente atendida, assim que procurou o serviço de emergência na UPA Bangu. A gestante estava desde às 10h buscando atendimento em São Paulo. Como não obteve êxito, veio à nossa rede e recebeu todo o cuidado necessário que o quadro inspirava, com agilidade e eficiência, sendo atendida e levada pelo Samu para o Hospital da Mulher em um intervalo de 30 minutos”, informou.

No Hospital da Mulher, que é referência no atendimento a gestantes em urgência e emergência, a paciente foi acolhida pela equipe de enfermagem e ficou em observação e foi até o banheiro onde o bebê nasceu.

“Lamentavelmente, ao ir ao banheiro sem solicitar apoio à enfermagem, entrou em período expulsivo de parto de um recém-nascido prematuro extremo, pesando cerca de 400 gramas. A mãe e o bebê foram imediatamente socorridos e seguem internados no Hospital da Mulher, recebendo todo apoio e suporte para uma rápida recuperação”, afirmou a Secretaria da Saúde.

A paciente deve receber alta nas próximas horas e o bebê seguirá com os cuidados intensivos que a prematuridade exige, de acordo com a Prefeitura que apurará o caso por meio de processo administrativo.

“Como o parto ocorreu em ambiente adverso ao protocolo, será instaurado processo administrativo para apurar qualquer anormalidade no atendimento prestado”, concluiu.