VOLTAR
  • Cidades

Mulher sofre assédio sexual entre as estações de S.Caetano e Tamanduateí

Em meio a confusão e gritaria, passageiros interferem e seguranças da CPTM abordam assediador

  • Homem ameaça passageiros de trem da CPTM com faca entre as estações Sto.André e Capuava.
    Foto: Diogo Moreira/A2 FOTOGRAFIA-Fotos Públicas
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 18/07/2018
  • Compartilhar:

 Em meio a confusão e gritaria, passageiros interferem e seguranças da CPTM abordam assediador

assédio sexual

Mulher sofre abuso sexual no trem da CPTM.
Foto: Diogo Moreira/A2 FOTOGRAFIA-Fotos Públicas

Uma mulher que viajava no trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na manhã desta quarta-feira (18/07), às 7h, sofreu assédio sexual. O fato acabou em confusão e gritaria e os demais passageiros impediram que o homem fugisse. Além disso, seguranças foram chamados.

A mulher gritou que o homem estava atrás dela, excitado, encostando nela. Eu consegui chamar o guarda, que logo fez a abordagem. A mulher dizia que era até avó, acordava cedo, 5 horas da manhã, para trabalhar e não era obrigada aguentar esse tipo de atitude. Ela empurrou o assediador e quem estava em volta mostrou solidadriedade. Isso tem de ser exposto e não pode ficar impune ”, disse a usuária Iara Voros, que se mostrou indignada com o episódio e resolveu divulgar o fato para servir de alerta para outras mulheres.

A CPTM confirmou que os agentes de segurança, na plataforma da Estação Tamanduateí, Linha 10-Turquesa, atenderam a usuária que alegou ter sofrido assédio dentro do trem e identificou o infrator.

De acordo com a Companhia, a equipe de segurança auxiliou a passageira e deteve o acusado. “Porém, a vítima se recusou a ir até a Delegacia para registro do Boletim de Ocorrência e, por isso, ambos os usuários foram liberados”, informou.

Assédio sexual

Ao ser questionada o que tem feito para impedir que esse tipo de situação ocorra dentro dos trens, a CPTM informou que mantém agentes próprios e terceirizados e conta com um sistema de monitoramento câmeras de vigilância em trens e estações, que podem auxiliar nas investigações.

CPTM ressalta que o abuso sexual é um crime que deve ser combatido dentro e fora do transporte público. A Companhia tem intensificado suas campanhas de cidadania e conscientização e as ações de combate ao crime. Esse conjunto de ações tem estimulado mulheres que passam por este constrangimento a registrarem denúncia e BO em delegacias de polícia. As campanhas nas redes sociais e por meio de mensagens sonoras nos trens e estações incentivam os usuários a denunciarem qualquer irregularidade”, afirmou a Companha de Trens.

Segundo a empresa, os usuários também podem colaborar com a segurança do sistema, denunciando eventuais irregularidades pelo serviço de SMS-Denúncia (97150-4949) e acompanhando a vítima para servir como testemunha. “Em casos de ocorrência, a usuária importunada deve informar o fato imediatamente a um funcionário, apontando o autor, para que sejam conduzidos à Delegacia de Polícia visando o registro do BO”, concluiu a CPTM.