VOLTAR
  • Cidades
  • Santo André

Mulher morre após escorregar em rua de Sto.André; lixo pode ter causado queda

Prefeitura alega que não é possível afirmar que o incidente tenha sido ocasionado por resíduos; Polícia investiga caso

  • Mulher morre após escorregar em rua de Santo André; lixo pode ter causado queda.
    Foto: Reprodução/Redes Sociais
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 16/02/2024
  • Compartilhar:

Prefeitura alega que não é possível afirmar que o incidente tenha sido ocasionado por resíduos; Polícia investiga caso

corpo de mulher na rua Pôr do Sol

Mulher morre após escorregar em rua de Santo André; lixo pode ter causado queda. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma mulher, identificada como Jovita Pereira De Araújo, de 50 anos, morreu ao sofrer uma queda por volta das 8h desta sexta-feira (16/02), na rua Por do Sol, no bairro Vila João Ramalho, na cidade de Santo André.

De acordo com as informações apuradas pela Polícia, a vítima morreu depois de cair na rua e bater a cabeça. Segundo moradores, ela teria escorregado em lixo acumulado na rua, mas o fato ainda será apurado pela Polícia.

O Samu foi acionado para socorrer a pessoa vítima de queda e que estava inconsciente. Ao chegar no local a equipe constatou o óbito da vítima.  A mulher sofreu traumatismo de crânio encefálico.

A Polícia solicitou exames junto ao Instituto Médico Legal (IML) e ao Instituto de Criminalística (IC) e o caso foi registrado como óbito suspeito/morte súbita, sem causa determinante aparente no 6° Distrito Policial de Santo André.

Procurada, a Prefeitura de Santo André alegou que não é possível afirmar que o incidente tenha sido ocasionado pelos resíduos.

Ainda segundo a Prefeitura, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), responsável pela coleta de resíduos no município, faz a coleta no local diariamente, inclusive aos domingos. “Por tratar-se de uma viela estreita e ocupação irregular, o caminhão não consegue adentrar no local e, por isso, a recolha dos resíduos é feita manualmente pelos coletores no ponto onde os moradores fazem a disposição dos resíduos”. “ Nesta sexta-feira (16), a coleta dos resíduos foi feita às 7h35, conforme indica o GPS do caminhão”, afirmou

No entanto, pelas fotos publicadas em várias redes sociais ao lado do cadáver da mulher havia vários sacos de lixo (Veja uma das fotos acima).

corpo de mulher na rua Pôr do Sol

Mulher sofreu traumatismo de crânio encefálico e Polícia foi acionada para atender ocorrência. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Lixeira

Segundo a nota da Prefeitura, não há solicitação de moradores para a colocação de lixeira. “Para o endereço específico (Rua Pôr do Sol, 263), não há nos sistemas do Semasa registro de ordens de serviço desde 2019. Para a Rua Pôr do Sol há algumas ordens de serviço sobre a coleta, mas nenhuma com solicitação de lixeira. Além disso, em outro ponto da viela Rua Pôr do Sol, a autarquia fez a instalação de uma lixeira, conforme solicitado pelos moradores. Mas, no dia seguinte à instalação, os próprios moradores removeram o equipamento”, afirmou

E continuou: “De modo geral, a instalação de lixeiras em pontos como estes nem sempre são a melhor solução. Por isso, o Semasa avalia caso a caso. Existem situações em que a lixeira torna-se um ponto para descarte de outros tipos de resíduos que não de origem domiciliar ou entulho. Moradores que residem próximo ou em frente a equipamentos do tipo costumam se incomodar, sendo este o caso da remoção da lixeira citada acima. Além disso, nem sempre a instalação de uma lixeira é viável devido ao espaço disponível na via. Em locais estreitos, o equipamento pode inviabilizar o tráfego de veículos”,  concluiu.