VOLTAR
  • Política

MP nega investigação sobre mensalão em Sto.André, mas inicia apuração dos fatos

Gaeco vai investigar suposto esquema a partir de uma reportagem veiculada pela Rádio CBN 

  • Prefeitura de Santo André diz que presença dos alunos será facultativa e faltas dos estudantes serão justificadas a partir de segunda-feira
    Foto: Divulgação/PSA-Júlio Bastos
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 15/01/2019
  • Compartilhar:

Gaeco vai investigar suposto esquema a partir de uma reportagem veiculada pela Rádio CBN 

 

mensalão

Câmara de Santo André será investigada pelo Gaeco. Foto: Divulgação/PSA-Júlio Bastos

 

O MP (Ministério Público) informou nesta terça-feira (15/01) que iniciará uma investigação sobre suposto mensalão na Câmara de Santo André que envolveria 21 dos 18 vereadores da legislatura passada e o governo do então prefeito Carlos Grana (PT). A denúncia foi veiculada pela Rádio CBN. Apesar de negar que já tenha iniciado a apuração dos fatos, conforme relata a reportagem, os fatos serão analisados.

“Considerando a matéria veiculada na Rádio CBN nesta terça-feira, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ainda não possui investigação instaurada sobre os fatos, no entanto tomaremos as medidas cabíveis quanto à análise de tais questões”, afirmou nota oficial do MP.

De acordo com a reportagem, existiriam oito planilhas mensais, de janeiro a agosto de 2016, sendo que do lado esquerdo, a lista de “entradas”, teria nomes de 27 empresas com alguns dos maiores contratos com a Prefeitura e os valores que teriam sido recolhidos de cada uma.
Ainda de acordo com a reportagem, na coluna do centro e da direita, a lista para quem o dinheiro seria distribuído. Nestas planilhas constariam ainda legendas partidárias, gastos pessoais com celular, posto de gasolina, cestas básicas, pagamento de funerária e vereadores que pertenciam a 11 partidos diferentes: PT, MDB, DEM, PSB, PTB, PSD, Solidariedade, PV, PRB, PMN e PMB. Também estão nesta lista jornalistas que publicaram conteúdo favorável aos suspeitos, diz a matéria.

Valores
Segundo a matéria da CBN, em sete meses, o valor arrecadado com as empresas foi de R$ 8,5 milhões, sendo que no mês de julho, existem anotações extras relativas a despesas com campanha no valor de R$ 1,7 milhão.
A reportagem afirma ainda que a suspeita é de que as planilhas pertenceriam a Arlindo José de Lima, que foi secretário de Governo na gestão de Carlos Grana, do PT, entre 2014 e 2016, e era responsável pela articulações com a Câmara na época.
Grana negou todas as acusações e afirmou que a função do MP é apurar. “Nunca exisitu esquema com empresas, muito menos com a Câmara Municipal. Nossa relação sempre foi republicana. Não tem absolutamente nenhum fundamento denúncias em relação ao executivo de Santo André”, disse.

Nota do PSB

Até o momento, somente o PSB divulgou nota sobre o fato e nega participação em qualquer esquema de mensalão.

 “Na manhã desta terça-feira fomos todos pegos de surpresa com a matéria da rádio CBN que relata suposto esquema de corrupção envolvendo o governo do PT do então prefeito Carlos Grana, principalmente relacionado ao ano de 2016. Na reportagem o PSB e seu então vereador à época são citados como possíveis beneficiados do esquema! Cabe lembrar que no ano de 2016 ano em que a reportagem se refere, o PSB era um dos maiores partidos de oposição ao governo Petista e tínhamos um candidato à prefeito (Dr. Aidan) que personificou esta nossa posição de repúdio ao PT. Isto posto, rechaçamos veementemente qualquer denúncia neste sentido, nos colocando enquanto partido à disposição para quaisquer esclarecimentos” diz a nota assinada pelo presidente do PSB, Donay Neto.

O PSB ainda afirmou que se qualquer membro do partido, de forma isolada, possa ter se beneficiado do referido esquema espúrio, será feita uma “apuração rigorosa” e não hesitará “em punir este desvio de conduta!”

Arlindo negou a denúncia e divulgou nota oficial. Leia a íntegra:

“Uma matéria intitulada no portal da CBN no dia 15/1/2019 noticia “Ministério Público investiga novo mensalão em Santo André”.

Tal informação trata-se de inverdade haja vista não haver em andamento junto aos órgãos ministeriais qualquer procedimento conhecido tratando deste assunto, até porque as pessoas e nomes citados na matéria nada receberam ou foram comunicados a respeito.

Repudia-se a notícia apresentada porque afirmamos jamais durante o governo Carlos Grana no ano de 2016 algum indício de corporativismo ou ações contrárias à livre administração Pública, ou mesmo pagamentos/recebimentos escudos.

A falsa lista na qual a matéria se baseia, apócrifa e sem identificação de seus realizadores, lança ao vento conteúdo mentiroso e leviano, com nítido caráter de buscar ofender e lesar o bom nome de indivíduos, públicos ou não, alguns nominados, porém mais parecendo partir de ato pensado de pessoa que busca ato de vingança, chantagem, para através da publicidade obter vantagem indevida”.