VOLTAR
  • Política

MP divulga lista de 69 impugnados pela Ficha Limpa; 5 são do ABCD

Ministério Público diz que TRE ainda julgará os pedidos de impugnação; da região foram apontados Orosco, Aidan, Chiquinho do Zaíra, Oswaldo Dias e Aldo

  • TRE vai julgar cassação do vereador de São Paulo por recebimento de doação ilegal.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/08/2018
  • Compartilhar:

 Ministério Público diz que TRE ainda julgará os pedidos de impugnação; da região foram apontados Orosco, Aidan, Chiquinho do Zaíra, Oswaldo Dias e Aldo

impugnados

TRE vai julgar pedidos de impugnação de 69 candidaturas feita pelo MP. Foto: Divulgação

O procurador regional eleitoral em São Paulo, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, e seu substituto, Pedro Barbosa Pereira Neto, fizeram nesta terça-feira (28/07) um balanço sobre a atuação do Ministério Público Eleitoral durante o exame dos pedidos de registro de candidaturas em São Paulo. No Estado, 30% dos 3.885 pedidos de registro de candidaturas foram impugnados pelo MP Eleitoral. Dessas impugnações, 108 foram realizadas com base nas inelegibilidades e incompatibilidades definidas pela Lei da Ficha Limpa.

Entre os pedidos de impugnação estão cinco candidatos a deputado do ABCD. Desse total, três são de Mauá: Oswaldo Dias (PT), Chiquinho do Zaíra (Avante) e José Carlos Orosco (PDT). Os outros dois são Aidan Ravin (Podemos), de Santo André, e Aldo dos Santos (PSOL), de São Bernardo.

De acordo com o MP, os pedidos de impugnação ainda serão julgados pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Balanço

De acordo com o MP, nas eleições gerais (governador, senador, deputado federal e estadual), os pedidos de registro de candidatura devem ser examinados pelos tribunais regionais eleitorais.

Em São Paulo, houve 3.885 inscrições como candidatos. O exame da regularidade destes pedidos pode ser feito de ofício pela própria Justiça Eleitoral, facultando aos demais candidatos, partidos e coligações a apresentação de impugnações. “Essa faculdade é dada também ao Ministério Público Eleitoral. Após examinar a documentação trazida pelos requerentes, no prazo exíguo de cinco dias dado pela legislação, a Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo apresentou 1.147 Ações de Impugnação ao Pedido de Registro, ou seja, cerca de 30% dos pedidos de registro não atenderam todas as exigências legais”, informou a Procuradoria.

Das ações, 1.039 ou 90,5% se deveram a não apresentação de documentos obrigatórios para o registro (como certidõ es criminais) e 108 foram realizadas com base nas inelegibilidades e incompatibilidades trazidas pela Lei Complementar 64/90, hoje conhecida como “Lei da Ficha Limpa”, o que equivale a pouco mais de 10% do total de impugnações.

As impugnações da Lei 64/90 foram, para 36 candidatos, por não terem deixado, no prazo legal, os postos ou funções que a lei considera incompatíveis com a disputa eleitoral. Setenta e dois candidatos incidiram em inelegibilidades da Lei da Ficha Limpa, principalmente por condenação criminal (dez), rejeição de contas de administração por vício insanável (23) e condenação por ato doloso de improbidade administrativa (26).

As Ações de Impugnação baseadas na Ficha Limpa alcançaram, portanto, 2,77% dos pedidos de registro.

Os apontamentos baseados em documentação irregular ou incompleta serão considerados prejudicados se, no prazo de sete dias dado pela lei, os candidatos suplementarem os documentos. É possível, porém, que a omissão na apresentação de documentos tenha ocorrido para evitar certidões positivas, ou seja, que indiquem inelegibilidades.

De acordo com MP, a Lei Eleitoral dificulta o exame das condições de candidatura, pois exige dos pretendentes apenas a apresentação de certidões criminais do local de seu domicílio (no caso, o Estado de São Paulo). “Eles não são obrigados a trazer certidões relativas a rejeição de contas ou condenações por improbidade. O Ministério Público Eleitoral se vale de informações incluídas no Sisconta (sistema de monitoramento de apontamentos de inelegibilidades) e de dados divulgados por tribunais e cortes de contas, controles sujeitos a contínuo aperfeiçoamento”, informou.

Outra informação é de que os números de 2018 mostram evolução em relação àqueles das últimas eleições gerais. Embora os pedidos de registro em 2014 fossem em menor quantidade (3.300), as impugnações oferecidas pela PRE-SP foram em maior número (1.913), das quais 1.719 por documentação irregular ou incompleta e 194 por inelegibilidades e incompatibilidades da Lei da Ficha Limpa. Em percentuais, houve 5,87% de impugnações com base na Lei Complementar 64/90.

A leitura feita com base nesses dados indica que caiu quase que pela metade o número de impugnações em razão de inelegibilidades vindas da Lei da Ficha Limpa. Sem pretensão de cientificidade, são dados que indicam que os partidos e coligações estão mais cuidadosos na escolha do rol de candidatos que apresentam à Justiça Eleitoral, evitando, em maior grau, os candidatos “ficha-suja”, concluiu.

Veja abaixo a lista de registros de candidaturas impugnados com base nas inelegibilidades previstas na Lei da Ficha Limpa:

CANDIDATO

PARTIDO

FRANCISCO ESMERALDO FELIPE CARNEIRO (Chiquinho do Zaíra) MAUÁ

AVANTE

GILSON CARLOS DE ALMEIDA

AVANTE

CARLOS ANTONIO FERREIRA DOS SANTOS

MDB

HERCULANO CASTILHO PASSOS JUNIOR

MDB

ITAMAR FRANCISCO MACHADO BORGES

MDB

JUNJI ABE

MDB

MARCELO FORTES BARBIERI

MDB

SAMIR ASSAD NASSBINE

MDB

WILSON ABDALLA MANSUR ZAQUIA

MDB

FERNANDO CHIARELLI

PATRI

ANTONIO FERNANDES DOS SANTOS NETO

PDT

CARLOS JOSE GASPAR

PDT

FRANCISCO SILVIO MOURAO MARTINS

PDT

JOSE CARLOS OROSCOMAUÁ

PDT

LUIZ PEREIRA DE SANTANA

PDT

MARCELO DE SOUZA CANDIDO

PDT

SEBASTIAO ALVES DE ALMEIDA

PDT

ADEZIO DIAS BARBOZA

PMB

AIDAN ANTONIO RAVINSanto André

PODE

ARLINDO AMARO DOS SANTOS

PODE

JOSUE PEREIRA SILVA

PODE

MARCIO APARECIDO MARTINS

PP

PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA

PP

VITO ARDITO LERARIO

PP

ANTONIO DIRCEU DALBEN

PR

APARECIDA BATISTA DIAS BARRETO DE OLIVEIRA

PR

LUCIANO BATISTA

PR

PAULO ROBERTO FREIRE DA COSTA

PR

AILDO RODRIGUES FERREIRA

PRB

APARECIDO SERIO DA SILVA

PRB

HENRIQUE ALBERTO ALMIRATES JUNIOR

PRB

LUIZ CARLOS DONEGA NETO

PRB

CRISTIANO PINTO FERREIRA

PROS

ODMIR ALVES PEREIRA

PROS

TEREZINHA VIEIRA MAIA

PROS

DANILO SILVEIRA MANHA

PRP

ENY NASCIMENTO JESUS

PRP

ERLON CHAVES CASTRO

PRTB

EDUARDO ANTONIO DA SILVA PIRES

PSB

VALDOMIRO LOPES DA SILVA JUNIOR

PSB

ADOLFO QUINTAS GONCALVES NETO

PSD

CARLOS ALBERTO BUENO

PSD

CARLOS EDUARDO PIGNATARI

PSDB

SAMUEL MOREIRA DA SILVA JUNIOR

PSDB

YUSSIF ALI MERE JUNIOR

PSDB

ANTONIO DE SOUSA RAMALHO

PSDB

LUIZ GONZAGA VIEIRA DE CAMARGO

PSDB

ALDO JOSIAS DOS SANTOSSão Bernardo

PSOL

SILVIO JOSE DE SOUZA FILHO

PSOL

EDUARDO TADEU PEREIRA

PT

ELOI PIETA

PT

EDMILSON SOUZA SANTOS

PT

GERSON LUIS BITTENCOURT

PT

MARIO MAURICI DE LIMA MORAIS

PT

OSWALDO DIAS Mauá

PT

PAULO CESAR GOMES MARTINS

PT

SERGIO RIBEIRO SILVA

PT

TELMA SANDRA AUGUSTO DE SOUZA

PT

VALMIR PRASCIDELLI

PT

FRANCISCO PEREIRA DE SOUSA FILHO

PTB

MARIO BULGARELI

PTB

FABIO ALEXANDRE NOGUEIRA

PTC

ADENIR PORTILHO RODRIGUES

PTC

ANTONIO LUIZ COLUCCI

PV

EDUARDO BARTOLOMEU RECHE PERES

PV

PAULO HENRIQUE DE PAULA SANTOS

PV

DAVID JOSÉ BUENO GOMES

SOLIDARIEDADE

FRANCISCO PEREIRA DE SOUSA

SOLIDARIEDADE

PAULO PEREIRA DA SILVA

SOLIDARIEDADE