VOLTAR
  • Política

MP denuncia ex-prefeito de Diadema Filippi por improbidade

De acordo com a Promotoria, petista teria recebido propinas do grupo UTC para favorecer empreiteiras no mandato do ex-prefeito Haddad

  • José Filippi faz reforma administrativa e justifica que atende recomendações do TCE. Fábio Arantes Secom SP - Fotos Públicas
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 29/08/2018
  • Compartilhar:

De acordo com a Promotoria, petista teria recebido propinas do grupo UTC para favorecer empreiteiras no mandato do ex-prefeito Haddad

 

José Filippi é denunciado pelo Ministério Público. Foto: Fábio Arantes Secom SP/Fotos Públicas

O candidato a deputado federal José de Filippi Júnior (PT), ex-prefeito de Diadema, foi denunciado pelo MP (Ministério Público) por ato de improbidade administrativa. De acordo com a Promotoria, o petista teria recebido propinas do grupo UTC para favorecer empreiteiras no mandato do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) e que hoje disputa como candidato a vice-presidente da República na chapa majoritária encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Haddad também é alvo dessa ação impetrada pelo MP.

De acordo com a Promotoria, o ex-prefeito de Diadema seria o responsável por fazer a intermediação dos acordos entre Haddad e o grupo UTC Constran. Outro apontamento é de que Filippi seria o responsável por apresentar Haddad ao empresário Ricardo Pessoa, ex-presidente da UTC.

O Ministério Público apontou que o petista teria recebido do grupo, entre 2013 e 2014, R$ 200 mil em propinas e indicou vários contratos firmados pelo ex-chefe do Executivo da Capital Paulista com as empreiteiras. Segundo a Promotoria, as transações envolveriam R$ 500 milhões relativos às negociações de favorecimento.

Além de condenação e perda dos direitos políticos por até dez anos, o MP ainda solicita aplicação de multa civil, proibição de contratar com o poder público, bem como o bloqueio dos bens .

O ex-prefeito Filippi nega as acusações. “Em relação à ação do Ministério Público de São Paulo, informo que, em nenhum momento, fui ouvido pelos promotores, o que prejudica o processo jurídico e tolhe o direito de defesa. Sigo com a consciência tranquila, pois acusações levianas de um criminoso confesso não conseguirão abalar a verdade e os fatos. Confio que a Justiça corrigirá estas calúnias”, disse Filippi.

 

A direção Nacional do PT avalia a denúncia da Promotoria Pública como “falsa, irresponsável e facciosa”.