VOLTAR
  • Cidades

Morte de bebê em abrigo de Rio Grande da Serra é investigada e vereador quer CEI

Caso é acompanhado pela Polícia Civil, Ministério Público, Conselho Tutelar e pelo Conselho da Criança e do Adolescente

  • foi levada para a  UPA (Unidade de Pronto Atendimento), mas já estava sem vida.
    Foto: Reprodução/Ribeirão Pires 24h
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 25/01/2023
  • Compartilhar:

Caso é acompanhado pela Polícia Civil, Ministério Público, Conselho Tutelar e pelo Conselho da Criança e do Adolescente

fachada da UPA de Rio Grande da Serra

foi levada para a  UPA (Unidade de Pronto Atendimento), mas já estava sem vida. Foto: Reprodução/Ribeirão Pires 24h

A morte de uma bebê, de dois meses, em um abrigo de Rio Grande da Serra, virou alvo de investigação. A Polícia Civil, Ministério Público, Conselho Tutelar e Conselho da Criança e do Adolescente acompanham o caso ocorrido neste sábado (21/01).  O vereador Elias Policial também deve propor na Câmara a criação de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para apurar se houve negligência por parte de agentes políticos.

“Bebê de 2 meses veio a óbito após negligência da Prefeitura de Rio Grande da Serra. A bebê estava sob tutela do município e veio a óbito por asfixia mecânica. Esse crime não ficará impune. Irei solicitar a criação de uma Comissão Especial de Inquérito para apurar essa tragédia”, afirmou.

A criança tinha sido tirada dos pais e estava sob tutela de um abrigo municipal, onde a criança supostamente engasgou com leite. A menina ainda foi levada para a  UPA (Unidade de Pronto Atendimento), mas já estava sem vida.

A criança teria tomado mamadeira por volta das 9h do sábado (21/01) e teria sido colocada para dormir. O que se comenta na cidade é que a funcionária teria ficado responsável por dois setores do abrigo. Depois do almoço nova mamadeira teria sido preparada para dar para a menina, porém ela foi localizada de bruços e com secreção e vômito na boca.

O Corpo de Bombeiros foi chamado, tentou, sem sucesso, a reanimação da criança que. na sequencia, foi levada por funcionárias do abrigo até a UPA, onde a morte foi confirmada.

A Prefeitura lamentou a morte da criança e disse que o caso está em apuração.

Leia a íntegra da nota oficial:

“A Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra manifesta profundo pesar pelo falecimento de um bebê ocorrido no último sábado (21/01), na Casa Abrigo em decorrência de uma asfixia mecânica decorrente de broncoaspiração.

A fatalidade traz extrema comoção, e solidariedade de todo o município. A Secretaria de Cidadania e Inclusão Social também lamenta o ocorrido e expressa as mais sinceras condolências aos familiares.

Reiteramos que todas as atividades composição do quadro de funcionários e procedimentos da casa sempre foram acompanhados pelos controles externos e internos e que neste caso foram adotados todos os procedimentos de primeiros socorros pela equipe local, mediante orientação da assistência médica especializada, sendo o paciente remetido para Unidade de Pronto Atendimento de Saúde e empregados todos os esforços para manter a vida do bebê.

A Prefeita determinou de ofício a abertura de dois procedimentos administrativos para apuração de todos os fatos. O caso, está sendo acompanhado externamente de perto pela Polícia Civil, Ministério Público, Conselho Tutelar e pelo Conselho da Criança e do Adolescente.

A Prefeitura informa ainda que já foram iniciados os procedimentos investigatórios interno por meio de duas comissões com independência, comissão de sindicância e comissão da saúde de morte infantil.

Ressaltamos que por enquanto não temos informações técnicas sobre o falecimento e estamos aguardamos o relatório do Instituto Médico Legal (IML) de Santo André para novos esclarecimentos.

Condenamos a divulgação de Fakenews usada para fins políticos que vem sendo espalhadas nas redes sociais sem a menor responsabilidade por parte de atores políticos e conhecidos na cidade, as medidas judiciais por falsa imputação criminosa a servidores já está sendo apurada na esfera competente.

A equipe de Assistência Social do Município vem prestando todo auxilio necessário aos familiares.

 Nossas condolências à família enlutada.

Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra.”

O que diz a Polícia

A Secretaria de Segurança Pública diz que investiga o fato. “O caso foi registrado na Delegacia de Ribeirão Pires como morte suspeita e é investigado. A Polícia Militar foi acionada e prestou apoio à ocorrência. A criança foi socorrida à UPA de Rio Grande da Serra com suspeita de engasgamento, mas morreu. A Polícia Civil apura todas as circunstâncias referentes aos fatos. Outros detalhes serão preservados por envolver menor de idade”, afirmou a Pasta por meio de nota oficial.