23 de outubro de 2021

Morte de adolescente em S.Bernardo não tem relação com vacina contra Covid

Mais visitadas

Conclusão de laudo foi divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria de Saúde do Estado

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo concluiu que a morte da adolescente de São Bernardo Isabelli Borges, de 16 anos, n~]ao tem relação com a vacina Pfizer. Foto: Arquivo Pessoal

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo concluiu que a morte da adolescente de São Bernardo Isabelli Borges, de 16 anos, ocorrida em 2 de setembro, ocorreu por conta de uma doença autoimune e não tem relação com a vacina contra a covid-19 (Pfizer) que ela tomou oito dias antes de  seu óbito.

A causa da morte foi investigada pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.

“As análises técnicas indicam que não é a vacina a causa provável do óbito e sim à doença identificada com base no quadro clínico e em exames complementares, denominada “Púrpura Trombótica Trombocitopênica” (PPT)”, afirmou a nota da Secretaria estadual de Saúde. A análise foi realizada por 70 pesquisadores.

De acordo com a Pasta, a PTT é “uma doença autoimune, rara e grave, normalmente sem uma causa conhecida capaz de desencadeá-la, e não há como atribuir relação causal entre PTT e a vacina contra COVID-19 de RNA mensageiro, como é o caso da Pfizer”, afirmou a secretaria.

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (15/09) que em 15 de setembro, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) Nacional recebeu do Cievs de São Paulo a informação de um rumor em grupos de WhatsApp de que um óbito envolvendo uma adolescente de 16 anos estaria relacionado à aplicação da vacina Pfizer.

Por conta disso, o Ministério da Saúde recomendou a suspensão da aplicação da vacina em adolescentes sem comorbidades, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) manteve a posição da recomendar a vacina à categoria, pois não havia nenhuma relação, até o momento, entre a morte e o imunizante.

“No momento, não há uma relação causal definida entre este caso e a administração da vacina”, informou a Anvisa, que aprovou o uso da Pfizer para crianças e adolescentes entre 12 e 15 anos. em 12 de junho deste ano.

A Prefeitura de São Bernardo emitiu uma nota oficial em que afirmou ter feito a notificação ao Estado quando a adolescente morreu.

“A Prefeitura de São Bernardo do Campo esclarece que compete ao município a aplicação da vacina. Informa que, após ter conhecimento do falecimento da adolescente de 16 anos, ocorrido no Hospital e Maternidade Vida’s, situado na cidade de São Paulo, realizou, prontamente, a notificação do caso à Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo para as devidas investigações. Mais informações da causa da morte o próprio em questão pode colaborar com toda a imprensa. Não há, até o momento, qualquer comprovação que relacione a vacinação da adolescente com sua morte. O município segue a diretriz do Plano Estadual de Imunização (PEI) e, desde 16/08, realiza a aplicação da vacina contra o Coronavírus no público adolescente (12 a 17 anos) com o imunizante da Pfizer.”

A Anvisa aprovou a utilização da vacina da Pfizer para crianças e adolescentes entre 12 e 15 anos em 12 de junho de 2021. Para essa aprovação, foram apresentados estudos de fase 3, dados que demonstraram sua eficácia e segurança.

Comoção

A morte da adolescente que estudava no Colégio El- Shaday  causou muita comoção. A escola publicou em suas redes uma linda homenagem à estudante.

Leia a íntegra:

 “Com muita tristeza informamos o falecimento da nossa aluna Isabelli Borges Valentim da 1ª Série do Ensino Médio.

Não temos palavras para expressar a dor que estamos sentindo, nossa equipe, alunos, familiares, todos sofrem neste momento com uma perda tão precoce.

A Isa sempre dedicou-se aos estudos, foi obediente, temente a Deus, honrou sua família, grande amiga, e cativou a todos nós com seu sorriso doce. O que ficam são as lembranças para contar como sua vida foi e restam as saudades para lembrar a falta que ela fará.

Sabemos que a Isa pertence a Deus e que está descansando nEle neste momento. Termos a convicção da vida eterna nos da esperança de que um dia estaremos todos juntos com o Pai.

Que possamos nos unir em oração para que o Senhor traga consolo à sua mãe, familiares amigos e a todos nós.

“Mas Jesus não se importou com a notícia e disse a Jairo: — Não tenha medo; tenha fé!”

Marcos 5:36

Por motivo de Luto não teremos aula amanhã (03/09/2021) para as turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.”

Isa era aluna do El-Shaday que fica no bairro Assunção, em São Bernardo. Foto: Reprodução

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações