Morre GCM agredido por jovem em Parque Celso Daniel de Sto.André
Guarda municipal levou dois socos no peito e infartou após orientar freqüentador do parque sobre uso de narguilé perto de crianças
Guarda municipal levou dois socos no peito e infartou após orientar freqüentador do parque sobre uso de narguilé perto de crianças
A Prefeitura de Santo André informou por meio de nota oficial que o GCM Benedito Manoel da Silva, de 56 anos, não resistiu e faleceu na madrugada desta quinta-feira (16/01) no Centro Hospitalar Municipal Newton da Costa Brandão. O agente de segurança foi agredido na tarde desta terça-feira (15/01) por um jovem e depois teve três paradas cardíacas e foi levado em estado gravíssimo para o CHM (Centro Hospitalar Municipal).
” A Prefeitura de Santo André presta condolências à família e lamenta a morte do agente, que durante 33 anos atuou na Guarda Civil Municipal servindo a população da cidade”, informou o governo do prefeito Paulo Serra.
Entenda o caso
Munícipes solicitaram auxílio da Guarda Civil Municipal por causa da presença de uma pessoa que estava fazendo uso de narguilé no parquinho do Parque Celso Daniel, por volta das 16h45 desta quarta. Os responsáveis pelas crianças que estavam no local foram até a sala de segurança da GCM que fica dentro do parque pedir ajuda.
O GCM Benedito Manoel da Silva foi até o parquinho e pediu para que a pessoa deixasse de fumar o narguilé, tendo em vista que havia a presença de diversas crianças, que poderiam ingerir a fumaça.
Após realizar essa orientação, o agente voltou para a sala de segurança da Guarda Civil Municipal. Alguns minutos depois, os pais retornaram à sede, e informaram que a pessoa continuava a fumar narguilé. O GCM então foi solicitar mais uma vez que o usuário parasse de fazer uso do narguilé. Neste momento, a pessoa começou a agredir o GCM, que foi socorrido pelos colegas.
Ao voltar para a sala de segurança, o agente passou mal e foi levado para a UPA Central. O mesmo teve três paradas cardíacas, e foi transferido para o Centro Hospitalar Municipal Newton da Costa Brandão para realização de exames complementares e continuidade no tratamento para sua recuperação. Ele não resistiu e morreu.
O caso está sendo investigado pelo 4º Distrito Policial de Santo André. O agressor prestou depoimento e foi liberado pela delegada de plantão, Roberta Aidar Franco.
De acordo com a Secretaria de Segurança do Estado, primeiramente, o caso foi registrado como lesão corporal e resistência pelo 4º DP de Santo André. Após a morte, o caso foi registrado como comunicação de óbito pelo 1º DP do município. O jovem foi identificado como sendo Giovani Aquiles.
O velório do guarda municipal será no cemitério do Curuçá a partir das 13h e sepultamento previsto para esta sexta-feira (17/01) para 9h15.