VOLTAR
  • Variedades

Morando lança aplicativo para locomoção de pacientes com deficiência

Programa Saúde Acessível garante o transporte dos munícipes até o local de tratamento com conforto e segurança de forma mais ágil

  • Prefeito Orlando Morando lança aplicativo para locomoção de pacientes com deficiência.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 16/09/2021
  • Compartilhar:

Programa Saúde Acessível garante o transporte dos munícipes até o local de tratamento com conforto e segurança de forma mais ágil

Prefeito Orlando Morando lança aplicativo para locomoção de pacientes com deficiência. Foto: Divulgação/PSBC

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, lançou, nesta quinta-feira (16/09), o Programa Saúde Acessível. O aplicativo de transportes oferta locomoção aos pacientes com mobilidade reduzida ou nula ou aqueles em hemodiálise com conforto e segurança até o destino de tratamento na rede municipal. A tecnologia está disponível, de forma gratuita, nas plataformas IOS e Android.

“Com este novo modelo de transporte de pacientes, vamos ofertar mais qualidade para o atendimento de pessoas com deficiência de locomoção ou que estejam passando pelo processo de hemodiálise. Além de ser mais seguro, o programa proporcionará custo menor aos cofres públicos, já que não será preciso manter uma frota municipal. O motorista busca o paciente em casa, vai direto para o local de tratamento, sem escalas para buscar outros pacientes, o que gera mais comodidade, mais segurança, menor tempo de descolamento e um atendimento mais humanizado”, observou o prefeito Orlando Morando.

Secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho explica que para ter acesso ao serviço, os pacientes devem ser avaliados e cadastrados por meio da Central de Regulação do Transporte – a solicitação deve ser feita após preenchimento de formulário na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do paciente. “Todo paciente que necessite de hemodiálise é elegível para o Saúde Acessível, bem como aqueles que precisem de reabilitação ou tratamento em outros municípios, como consulta e exames, desde que tenham mobilidade reduzida ou nula, cadeirante ou não”, completou.

O Programa Saúde Acessível beneficiará 400 usuários do sistema municipal de Saúde de São Bernardo, entre eles Donizete Aparecido Bruno, de 65 anos. O morador do Bairro Demarchi necessita de hemodiálise há dois anos e já fazia uso do deslocamento ofertado pela Prefeitura até a clínica de tratamento. Há uma semana, ele está testando o novo modelo de transporte, via aplicativo.

“Foi muito simples de baixar o aplicativo, que permitiu acompanhar a chegada do carro até minha residência, conferir a identidade do motorista e a placa do veículo. Estou muito contente com o novo serviço. Demoro menos tempo para chegar até o local do tratamento e também volto mais cedo para casa. Ganhei tempo e qualidade de vida”, declarou o paciente.

ECONOMIA E GERAÇÃO DE EMPREGOS – A implantação do Programa Saúde Acessível possibilitará a redução dos gastos municipais com o programa de transporte de pacientes em 48% – de R$ 7,6 milhões para R$ 4 milhões. Além disso, 200 novas vagas de motorista foram disponibilizadas pela empresa responsável pelo serviço. Os colaboradores selecionados são treinados e capacitados para prestar um atendimento solidário e cordial aos passageiros.